O projeto Gigantes do Samba teve início em 2014 como forma de comemorar os 30 anos do Raça Negra e 25 do grupo Só Pra Contrariar. O repertório do show é composto por sucessos do samba e do pagode, a maior parte lançadas pelas duas bandas, como “Essa Tal Liberdade”, “Mineirinho” e “Depois do Prazer”, do Só Pra Contrariar, “É Tarde Demais” e “Cheia de Manias”, do Raça Negra.
Devido ao grande sucesso da turnê, os dois vocalistas, Alexandre Pires (Só Pra Contrariar) e Luiz Carlos (Raça Negra), decidiram manter a parceria. Em 2015 o projeto expandiu ainda mais e ganhou DVD gravado em São Paulo. Já este ano, contou com a integração de mais um membro, o cantor Belo (ex-Soweto).
Porém, no fim de fevereiro Belo foi desligado do projeto, segundo a assessoria, por divergências e problemas de agenda. Mas pouco tempo depois, em março, o cantor retomou suas atividades ao lado dos artistas, cumprindo alguns dos shows agendados. Nas últimas semanas, por exemplo, o “Gigantes do Samba”, na configuração com os três artistas, passou por cidades como Recife e Porto Alegre.
Mas nesta segunda-feira (03), a página oficial da “Infinit Music”, responsável pelo projeto, publicou um comunicado no qual anunciava a saída definitiva de Belo cantor. Desta vez a motivação foi a falta ao show marcado para Pelotas (RS), no domingo (02), que acabou contando apenas com Luiz Carlos e Alexandre Pires.