Naturais de Benin e Togo, ambos no continente africano, Opai BigBig e Izy Mistura, que formam o duo Dois Africanos, foram convencidos a se inscrever no Superstar (Globo) pelos colegas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e, desde então, viram a vida e a carreira mudarem rapidamente. Mesmo atuando no mercado fonográfico desde 2012, os rapazes alcançaram o sucesso ao se tornaram finalistas da segunda temporada do reality musical, no qual eram “afilhados” do cantor Thiaguinho.
Após cantarem a autoral “Eu Sou de Lá”, música que alcançou 88% dos votos no programa, o duo tem conquistado dezenas de fãs, mostrando o alto astral e o estilo descontraído do ritmo “afropop”, nome que eles adotaram para a mistura de hip hop com estilos musicais africanos e brasileiros. Aliás, toda a passagem do Dois Africanos pelo programa foi marcada pelo toque autoral dos amigos.
Em 2014, o duo lançou o disco “Primeiro Passo”. O CD tem 14 faixas nas quais são abordados assuntos como a integração do continente africano com o mundo, a realidade do povo africano e a mistura presente na cultura afro-brasileira. Além do álbum, a dupla lançou dois vídeos clipes: “Eu Sou de Lá” e “Primeiro Passo”, com rimas em português, francês e inglês.
EP com inéditas
Mesmo não vencendo o Superstar, Big e Izy conquistaram um contrato com a gravadora Som Livre, com a qual preparam o lançamento de um EP só com canções inéditas para o fim de novembro. A produção terá cinco faixas, incluindo o atual single “Lekema”. Lançada no início de setembro, a música é cantada em quatro línguas diferentes: inglês, português, francês e o Mina (dialeto do Togo).
“Lekema” ainda ganhou um videoclipe super produzido que resgata a cultura africana. E segundo Izy, é esse o objetivo da nova música: “Lekema é a nossa reconexão com o nosso povo. Mas é também uma música daqui. Podemos dizer que ela nos liga com nossas casas”, afirma, referindo-se a São Paulo e à África. E ao que parece o objetivo está sendo cumprido, pois tanto aqui, quanto em Benin e no Togo, a faixa tem sido muito bem recebida.
O significado de “Lekema”, traduzido do Mina para o português coloquial, é “E ai?”. Segundo Izy, a letra da música fala sobre a importância de ser feliz e aproveitar a vida todos os dias.