Com pouco mais de cinco anos de trajetória, o grupo Sem Reznha já conquistou um espaço interessante no cenário do samba. Além de ter um público cativo em São Paulo e nos estados do Sul do país, já teve a honra de realizar shows de abertura para nomes como Zeca Pagodinho, Thiaguinho, Belo, Sorriso Maroto, Grupo Revelação, Beth Carvalho e até artistas de outros segmentos, como Anitta e Gusttavo Lima. Num desses shows, após retornarem ao camarim, os músicos foram surpreendidos pela visita de Xande de Pilares, ex-vocalista do Grupo Revelação, que se preparava para subir ao palco. “Ele bateu na porta, educadamente, dizendo que queria bater um papo com a gente”, lembra o integrante Rafa (pandeiro). Além de elogios aos jovens músicos, Xande disse uma frase durante a visita que ficou marcada por todos do grupo: “Vocês são a renovação do samba”. “Ouvir aquilo de um grande ídolo fez a gente ganhar o dia, a semana (risos). Foi muito emocionante”, confessa Rafa.
A história acima, que o músico conta com orgulho, parecia muito distante quando o Sem Reznha surgiu, sem maiores aspirações, em Campinas, onde Rafa e o vocalista Douglas nasceram. Os dois se conheceram durante o teste para a escolha do cantor do grupo. Douglas encantou a todos e entrou imediatamente no “time”. Aos poucos, no entanto, quando uma simples diversão em churrascos de amigos foi virando algo mais profissional, alguns colegas começaram a “desertar”. “Éramos oito, mas na medida em que os shows aumentavam, vários integrantes, por opção própria, foram deixando o grupo. Não conseguiam conciliar as novas responsabilidades com suas atividades anteriores”, explica Rafa. Atualmente, ele e Douglas contam com seis músicos de apoio nas gravações e nos shows.
Em abril deste ano, o grupo assinou seu primeiro contrato com uma gravadora. E agora lança seu terceiro álbum, Proposta Ousada. “Já estávamos com o disco praticamente pronto quando iniciamos as negociações com a Sony Music. Alguém da major notou nosso trabalho no YouTube e nos procurou”, lembra Rafa. A estratégia de lançamento de Proposta Ousada, segundo o músico, é soltar três blocos com três canções a cada 28 dias. Dois já foram disponibilizados nas plataformas digitais. O terceiro chegará em julho. O álbum, que por enquanto não tem previsão de lançamento físico, ainda conta com uma décima faixa, Quero Ver Você Fazer, lançada no início do ano, com participação da Turma do Pagode.
Todas as canções do projeto terão lyric-videos no canal do grupo no Youtube. Por enquanto, o single de maior sucesso é Cara Romântico, composição de Gabriel Cantini e dos irmãos Diogo e Rodrigo Melim, integrantes do trio carioca Melim. Outras quatro faixas foram compostas por Rafinha RSQ, que assina a produção de duas delas. Já a dupla formada por Lele e Bruno Cardoso (vocalista do Sorriso Maroto) produziu sete canções. Em comum, as nove faixas inéditas do projeto tem o fato de terem sido escritas especialmente para o Sem Reznha. “O Lele e o Bruno pediram canções para amigos compositores especialmente pra este disco. Foram super generosos neste sentido. E aí começou a pintar um monte de coisa boa, com a nossa cara”, conta Rafa.
Em julho, pra coroar essa boa fase, o grupo realiza sua primeira turnê internacional. Serão seis shows durante 12 dias em Portugal, quando Rafa e Douglas aproveitarão para divulgar o grupo em rádios e TVs locais.
O grupo também segue com o projeto Acústico Sem Reznha no YouTube. Semanalmente, às quintas-feiras, uma regravação diferente é disponibilizada. “Este é um compromisso que firmamos com os fãs no início do ano”, diz Rafa. Algumas releituras deste ‘Acústico’ já passaram de 100 mil views.