Cantor, ator, músico, dançarino, produtor musical e diretor de vídeo. Pode parecer atrevimento da parte do jovem Rafael Almeida envolver-se em atividades tão diversas, às vezes simultaneamente. Ledo engano. Rafael é versátil e talentoso, joga bem em todas. De dois anos pra cá, tem se dedicado mais à produção e direção de DVDs, videoclipes e comerciais de TV. E não apenas no Brasil. Ao lado dos sócios Tom Gonçalves e Alexandre Pimentel, comanda a produtora Bmouse Productions, especializada em marketing e produção audiovisual. A empresa tem sede em Orlando (EUA) e filial no Rio de Janeiro. “Sou o diretor artístico dos projetos da Bmouse e isso inclui o Brazilian Day Orlando deste ano, o que para nós está sendo um grande e lindo desafio”, explica Rafael.
O evento, que celebra a cultura brasileira, está em sua sétima edição e acontece no dia 19 de maio, entre 12 e 20 horas, no Lake Eola, cartão postal da cidade da Flórida. “O Lake Eola é um local que tem uma grande importância para a cidade de Orlando. É um espaço onde as pessoas gostam de ir passear com a família, encontrar amigos, curtir a paisagem e confraternizar! Além disso, tem o Walt Disney Amphitheater, que é lindo e inspirador para um evento como o Brazilian Day Orlando. Queremos focar o conteúdo do evento em atrações para mostrar toda a riqueza e diversidade do nosso país”, explica Rafael. Segundo ele, são esperadas ao menos 25 mil pessoas. A comunidade brasileira que vive na Flórida forma o grosso do público, mas o evento também recebe muitos americanos, latinos e turistas que gostam de música brasileira, de acordo com o organizador.
A abertura da programação de shows será feita pelo cantor de MPB Marcio Mendes, que vive nos EUA. Na sequência, haverá apresentações dos baianos Pierre Onassis e Davi Moraes. Em seguida, o duo carioca UM44K (dos hits jovens Nossa Música e 4 da Manhã, entre outros), sobe ao palco do Walt Disney Amphitheater. O encerramento será feito por Paulo Ricardo (na foto acima com Rafael), cantando os grandes sucessos de sua carreira solo e dos tempos de RPM.
A festa no Lake Eola terá ainda espaços de promoção de produtos nacionais industrializados, literatura, artesanato e um festival gastronômico, com comidas típicas do Brasil (caldo de cana, chimarrão, acarajé, açaí, canjica, churrasco etc.). “A área gastronômica é um dos grandes diferenciais do evento, afinal essas delícias da nossa culinária fazem parte da cultura brasileira”, afirma.
Além de dirigir o Brazilian Day Orlando, Rafael Almeida vem desenvolvendo uma série de atividades com sua empresa. “Estamos realizando campanhas de marketing digital, produção de conteúdos audiovisuais e fazendo a pré-produção de um longa-metragem, a ser rodado no ano que vem”, avisa ele, que esporadicamente exercita sua paixão pela música. “Lancei recentemente um dueto com a cantora Gabi Martins (“Amor Sem Fim”) e uma música com o produtor Dalto Max (“Hoje Você Vai Ver”). Estão disponíveis nas plataformas digitais junto com os meus outros lançamentos. Tenho também algumas faixas produzidas e prontas para lançamento, mas decidi deixar para um outro momento, já que estou com a agenda toda tomada pelos compromissos com a Bmouse Productions”, afirma. Uma dessas músicas é “Meu Presente”, com participação especial das irmãs Simone e Simaria.