Uma das principais associações de direitos autorais do país, a Abramus decidiu criar a Campanha Artística Humanitária, visando minimizar a crise causada ao setor da cultura — em especial o da música — nestes tempos de pandemia da Covid-19.
O foco é promover ações para angariar doações que serão convertidas em cestas básicas, destinadas a quatro ONGS: Backstage Invisível, Backtsage Solidário, Faça o Show Continuar e Salve a Graxa. As ONGS beneficiadas pelos projetos abrangem uma série de profissionais que integram a cadeia cultural, como técnicos de som, roadies, iluminadores, bilheteiros, carregadores, seguranças e músicos, entre outras funções, que estão impossibilitados de trabalhar durante esse período de isolamento social.
A arrecadação se dará de duas maneiras: através de um leilão virtual com itens doados por artistas associados e também de doações diretas, em espécie e de qualquer valor ao projeto. As doações já podem ser feitas através do link https://d.brbid.com/abramus. O leilão também poderá ser visualizado através do mesmo link, que estará aberto para lances a partir do dia 15 de maio.
Artistas como Roberto Menescal, Vitor Kley, Fernando & Sorocaba, Jorge & Mateus, Jorge Vercillo, Paulo Ricardo, Solange Almeida e Anderson Freire são alguns dos milhares de associados da Abramus que abraçaram a Campanha Artística Humanitária, doando instrumentos e itens pessoais de suas coleções para serem leiloados. Os produtos poderão ser arrematados até o dia 15/06.
Presidida por RobertoMenescal e dirigida por Roberto Correa de Mello, a Abramus é a curadora da inciativa, mas toda a verba arrecadada será integralmente destinada à Campanha. “Não haverá distribuição de dinheiro, apenas cestas básicas para as famílias contempladas. A expectativa é que 10 mil famílias recebam as cestas, totalizando 150 toneladas de alimentos”, informa a associação.