Destaque

Ara Ketu lança segunda parte do álbum “Em Casa”

da ara ketu

Nome de destaque na cena baiana sobretudo nos anos 1990, a banda Ara Ketu lançou nesta sexta-feira (20), dia da Consciência Negra, a segunda parte do projeto “Ara Ketu em Casa” (capa acima). No álbum, com seis faixas, a banda reúne hits próprios e homenagens ao Olodum e à Timbalada que, assim como o Ara, fomentam a cultura negra no Brasil.

Com 40 anos de história, o Ara Ketu surgiu no subúrbio ferroviário de Salvador (BA) como bloco afro e teve como sua principal referência o cantor Tatatu. Atualmente comandado pelo vocalista Dan Miranda, o Ara tem na presidência, desde 1980, a  professora Vera Lacerda. Segundo ela, colocar o Ara Ketu na rua foi um desafio. “Somos negros, suburbanos e o Ara Ketu nasceu dentro de um terreiro de candomblé. Imagine como era difícil em 1980 viabilizar um projeto desses — a sociedade já tinha uma rejeição aos blocos afros. Muitas pessoas diziam que a gente não passaria de Plataforma, segundo bairro depois de Periperi em direção ao centro da cidade, e olhe onde o Ara Ketu chegou”, diz orgulhosamente Dona Vera.

No lançamento desta sexta-feira, a banda fez questão de levar ao público hits que marcaram a história do Ara e da música baiana através de grupos que fomentam a cultura negra. São quatro músicas do Ara Ketu (“Avisa a Vizinha”, “Toma Lá, Dá Cá”, “Ô Meu Pai” e “Praça da Paixão”), um medley em homenagem ao Olodum (“Protesto Do Olodum/Faraó Divindade do Egito”) e um hit da Timbalada (“Beija-Flor”).

“Estou empolgado por conseguir fazer essa homenagem para grupos tão marcantes em nossa história. Tenho muito orgulho de representar o Ara Ketu, de ser a voz que leva o nome desse movimento para o mundo e estou ainda mais feliz por cantar clássicos de bandas como Olodum e Timbalada. São amigos de palco, de luta. No início do ano dividimos palco com o Olodum algumas vezes — e quando estamos juntos, é só alegria”, contou Dan Miranda.

O álbum está disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm. O projeto “Em Casa” foi idealizado durante a pandemia, logo após uma live show do Ara Ketu. A primeira parte também está nas plataformas e conta com músicas novas e a regravação de “Telegrama”, do maranhense Zeca Baleiro.

Ouça o segundo EP do projeto “Ara ketu Em Casa”:

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo