
Ao longo deste mês, a ABMI – Associação Brasileira da Música Independente participou de dois importantes encontros do setor musical internacional — o Mil e a Win Conference (WinCon), que ocorreram em Portugal e na Bulgária, respectivamente. Com apoio da Merlin e Win, a instituição foi representada por Talita Cordeiro (Diretora Geral da ABMI), “reforçando seu papel de articulação e defesa da música independente brasileira no exterior”, como destaca o press release.
No MilCon, Talita — que é diretora da Bordô Produções e La Tuna Music, ambas sediadas em Belo Horizonte — participou como convidada, representando o Brasil e a ABMI em busca de novas oportunidades de negócios para o mercado independente. O evento foi um importante espaço de networking com gestores públicos, curadores, produtores e profissionais da indústria musical internacional.
Já na WinCon, conferência anual promovida pela WIN (Worldwide Independent Network), que reúne representantes das associações de música independente de todo o mundo, Talita teve participação ativa em dois painéis. No debate “Funding Strategies for Trade Associations”, apresentou o modelo de funcionamento da ABMI e das parcerias com as CMOs, bem como os desafios enfrentados pelo setor no Brasil.
E no painel “Licensing AI: Protecting Rights, Enabling Innovation”, Talita apresentou aos presentes a perspectiva latino-americana sobre o uso de inteligência artificial na música, compartilhando informações sobre a coalizão JusticIA, o projeto de lei em tramitação no Senado brasileiro e discutindo os princípios da cartilha de boas práticas elaborada pela WIN para o uso ético da tecnologia no setor.

Além das participações nos debates, Talita Cordeiro integra três comissões internacionais da WIN: a de Premiações e Eventos, que busca promover a valorização e diversidade musical nas iniciativas globais, a de Política, dedicada às discussões sobre regulamentação e consolidação do mercado independente e também o grupo WinLatam que busca acordos e soluções específicas para os membros integrantes da América Latina. A associação esteve presente, com representantes, na Womex, tradicional feira do setor independente, que neste ano foi realizada entre os dias 24 e 26 deste mês, em Tampere, Finlândia.
Em tempo: na próxima quinta-feira, 30 de outubro, em parceria com a Merlin, acontece a sétima edição do evento online “Giro Digital”, e desta vez com um Encontro de Selos — “uma tarde para aprender, trocar e fortalecer conexões no ecossistema da música independente”, como informa a ABMI. “Giro Digital #7 – O impacto da reforma tributária sobre o consumo nas operações com cessão e licenciamento de direitos autorais musicais”, terá transmissão pelo YouTube, com início às 15 horas, com a participação de Daniella Galvão (CQSFV Advogados). Às 16 horas, começa o Encontro de Selos.

