A banda mineira de música regional Roça Nova – formada por Bernardo Leitão (percussão), Hector Eiterer (baixo), João Manga (bateria), Marco Maia (guitarra), Pedro Tasca (voz e violão), Tiago Croce (viola caipira e rabeca) e Thalles Oliveira (percussão) – apresenta seu novo álbum, ‘Corta Quebranto’. Disponível em todas as plataformas de streaming, o disco celebra o brilhante “caipigroove” do grupo, estilo que une tradições culturais a uma sonoridade moderna e inovadora.
“’Corta Quebranto’ representa movimento e cura. Se ‘Tramoia’ (álbum de 2021) falava sobre inércia e reflexão, este álbum é a renovação, um convite para ocuparmos os espaços com arte e autoconhecimento”, explica Thalles Oliveira. As 12 faixas foram criadas de forma colaborativa. ‘”Corta Quebranto’ nasceu do coletivo, com composições e arranjos desenvolvidos em conjunto. Algumas canções foram testadas ao vivo antes do lançamento, fortalecendo o diálogo com o público. Construímos tudo juntos, experimentando cada ideia até ela ganhar vida nos palcos e no estúdio”, comenta Pedro Tasca.
O álbum consolida a identidade musical da Roça Nova ao explorar timbres representativos como a viola caipira, a rabeca e o berrante de chifre, somados à bateria, guitarra e baixo. Os gêneros explorados incluem congado, folia de reis, baião, salsa, ijexá, coco e funk, sempre permeados por groove e psicodelia. O disco conta com feats que ampliam suas fronteiras sonoras, caso de “Caipora”, com a participação da Banda de Pau e Corda.
“Poder juntar o interior de Minas com as raízes pernambucanas é um sonho realizado. A forma carinhosa com que eles valorizaram nosso trabalho tornou meus heróis ainda mais incríveis”, destaca Pedro Tasca. Ele lembra que os clipes de três faixas, “Tucano do Bico Verde”, Rio Doce” e “Carroça Nave, Câmbio”, estão disponíveis no canal da banda no YouTube, reforçando a experiência multimídia do projeto.
Ouça “Corta Quebranto”, novo álbum do grupo Roça Nova: