Em 2025 completam-se 30 anos do lançamento da banda Mamonas Assassinas, criada cinco anos antes com o nome de Utopia, e que, em 1996, no auge da curtíssima carreira, teve todos os seus integrantes vitimados num acidente aéreo, na Grande São Paulo.
Para celebrar as três décadas do nascimento da banda que transformou em hits faixas como “Pelados em Santos”, “Vira Vira” e “Robocop Gay”, está chegando aos aplicativos a inédita “Olodum, Olodois”, escrita por Dinho e deixada pronta antes da despedida da banda, será lançada nos próximos dias pela banda cover Mamonas O Legado. O objetivo dos responsáveis pela banda e pelos profissionais que cuidam da obra do quinteto original é trabalhar faixa nos eventos de verão e de carnaval.
Com temática que exalta com bom humor a energia de Salvador e o clima contagiante da festa de Momo, a letra diz num dos versos: “Ah Salvador, cidade crescente cheia de amor” e o refrão irreverente “Olodum, olodois, olotres…”. Sobre o lançamento, Jorge Santana, CEO da Mamonas Assassinas Produções e primo de Dinho, afirma: “É emocionante ver como o espírito dos Mamonas Assassinas continua a brilhar, trazendo alegria e irreverência para tantas pessoas, mesmo após três décadas. A música ‘Olodum, Olodois’ promete ser mais um grande marco nessa história, unindo a energia dos anos 90 com uma vibe moderna que vai conquistar tanto os fãs antigos quanto as novas gerações”, declara.
“Olodum, Olodois” foi apresentada pela primeira vez no mês passado no cruzeiro marítimo 89 Rock Boat. “A banda O Legado contagiou o público e foi algo muito especial, já que a Rádio 89,1 FM sempre foi parceira e a primeira em São Paulo a tocar o Mamonas Assassinas”, diz Jorge Santana. A versão que será lançada ao público passará por um cuidadoso processo de remasterização de áudios e vídeos originais, garantindo que a autenticidade da obra de Dinho seja preservada.
O processo de finalizar os versos de Dinho e adaptá-los a novas ideias também foi destacado. “Complementar a canção com novas ideias é uma forma incrível de honrar a criatividade dele e, ao mesmo tempo, trazer algo fresco e emocionante para os fãs. Estamos perpetuando um legado lindo que nunca perdeu sua essência”, comentou Jorge.
O lançamento da música faz parte de uma grande celebração pelos 30 anos da banda, organizada pela Mamonas Assassinas Produções e pela Vira-Vira Produções. Além da nova faixa, estão previstos eventos como o retorno do musical “O Musical Mamonas”, uma turnê especial pelo Nordeste, a criação de um game inspirado na irreverência da banda e até mesmo um trio elétrico no Carnaval de Salvador.