Destaque

Canal Curta! exibe documentário sobre o Paralamas

paralamas documentário

O trio ao lado do manager José Fortes, considerado o quarto “integrante” do Paralamas

As recordações de uma das bandas de rock mais bem-sucedidas da música brasileira, Os Paralamas do Sucesso, fazem parte do documentário “Os Quatro Paralamas”, que estreia na próxima segunda, 19, às 22h15, no canal Curta!. Dirigido por Roberto Berliner e Paschoal Samora, o filme vai além da trajetória musical, mostrando também a amizade entre Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone e um “quarto elemento” pouco conhecido: José Fortes, o empresário da banda.

O documentário resgata essas memórias a partir de um bate-papo informal com os quatro retratados. Os depoimentos são ilustrados com um rico material de arquivo, registrado pelo próprio Berliner desde os anos 1980. Durante a conversa, Fortes revela ter sido sempre apaixonado por música, embora não tivesse aptidão para tanto, e conta como foi entrar para uma banda como empresário: “Existe um outro caminho que não seja só ser músico, dá para estar perto sem tocar”.

O filme mostra, cronologicamente, a formação da banda desde que Herbert se aproxima de Bi e Zé Fortes durante a faculdade; a troca do baterista Vital Dias — que inspirou o hit “Vital e Sua Moto” — por João Barone; os primeiros shows e discos; a histórica apresentação no Rock in Rio de 1985 — e, a partir dela, o estrelato nacional e internacional —, além da fase mais madura do grupo.

Na trilha sonora, as canções que marcaram o repertório da banda e toda uma época. Entre elas, “Meu Erro”, “Quase Um Segundo”, “Óculos” e “Alagados”. Produzido pela TV Zero, “Os Quatro Paralamas” foi viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 na Net/Claro TV, 75 na Oi TV e 664 na Vivo TV (canal à la carte).

Relembre o Paralamas cantando “Meu Erro”, hit que está na trilha do documentário:

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo