
Poucos brasileiros se apresentaram até hoje no concorrido “Telescast” do Latin GRAMMY. Isso porque a cerimônia principal da premiação é transmitida pela Televisa/Univision, canal hispânico de maior audiência no mundo, e, por isso, as performances precisam ser de artistas muito conhecidos dos latinos ou nomes inquestionáveis entre a crítica especializada e o board da Academia organizadora.
Por esse motivo, em 25 anos, apenas brasileiros como Caetano Veloso, Roberto Carlos, Alexandre Pires, Tiago Iorc e Anitta, tiveram o privilégio de se apresentar na cerimônia principal do Latin GRAMMY. Dezenas de outros nomes também se apresentaram em números musicais, mas na chamada Premiére, no período da tarde, quando são entregues os prêmios aos ganhadores na maioria das categorias, com transmissão apenas pelas redes sociais.
Neste ano, a Academia se rendeu ao talento da brasileira Liniker, que acaba de ser anunciada para cantar na cerimônia principal. O anúncio vem após as sete indicações recebidas pelo álbum “CAJU”, lançado no ano passado. Além de concorrer nas principais categorias — Gravação do Ano, Álbum do Ano, Canção do Ano, e nas categorias de língua portuguesa — Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, Melhor Performance Urbana em Língua Portuguesa e Melhor Canção em Língua Portuguesa –, o álbum também compete na categoria técnica Melhor Álbum de Engenharia de Gravação. A produção musical de “CAJU” é assinada por Liniker, Fejuca e Gustavo Ruiz.

Além de Liniker, foram anunciados os nomes de outros artistas que participarão do evento — Pepe Aguilar, Aitana, Ivan Cornejo, DannyLux, Gloria Estefan (acima), Kakalo, Carín León, Morat e Los Tigres del Norte e Raphael, todos muito conhecidos pela comunidade latina. A 26ª Entrega Anual do Latin GRAMMY — primeiramente a Premiére e depois o evento principal — será realizada no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, na quinta-feira, 13 de novembro.
Vale lembrar que Liniker é o primeiro nome brasileiro na história indicada em três das quatro principais categorias em uma mesma edição, conhecidas como as “big four”: Álbum do Ano (“Caju”), Gravação do Ano (“Ao Teu Lado”) e Canção do Ano (“Veludo Marrom”).