
Já com alguns trabalhos em parceria, os brasileiros Criolo e Amaro Freitas e o cabo verdiano Dino d’Santiago fazem, no dia 6 de dezembro, o primeiro show juntos em São Paulo, dentro da programação de dois anos do badalado bar Matiz, no centro capital paulista. O trio sobe ao palco montado no Arco do Viaduto do Chá, com um espetáculo inédito que antecipa faixas do álbum que será lançado no início de 2026.
A parceria entre o rapper brasileiro, o pianista pernambucano e o cantor luso-cabo-verdiano estreou em “Esperança” (clipe abaixo), single lançado há pouco mais de um ano e indicado ao Latin GRAMMY. O encontro em estúdio se desdobrou em um álbum inédito, que agora ganha sua primeira apresentação ao vivo em São Paulo neste show especial do bar Matiz.
Criolo nasceu e cresceu no Grajaú, periferia da zona sul de São Paulo; Dino d’Santiago, filho de pais cabo-verdianos naturais da ilha de Santiago, nasceu no Algarve, em Portugal; e Amaro Freitas é pianista brasileiro de Nova Descoberta, bairro do Recife. O encontro desses três grandes nomes cria uma ponte viva entre Brasil, Portugal e Cabo Verde, que atravessa fronteiras físicas e ganha corpo em forma de música.
No palco, rap, piano e canto espiritual se encontram em um gesto sonoro multiatlântico que flutua entre o jazz, o hip-hop e a música global, celebrando a riqueza da diáspora africana em língua portuguesa, a ancestralidade e a força criativa do trio. Com faixas inéditas e um espetáculo exclusivo, o show reforça a vocação do Matiz para conexões musicais profundas e contemporâneas.
“Realizar a celebração no Arco do Viaduto do Chá, um dos espaços mais emblemáticos do centro, é uma forma de homenagear o território que acolhe o bar e de reafirmar a potência cultural do centro de São Paulo como palco vivo de encontros, escuta e criação”, informa o press release. Após a apresentação em São Paulo, o show deve ser levado a outras capitais em 2026.

