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Ecad lança campanha “Música tem dono”, em defesa dos criadores

Em defesa da música e de seus criadores, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) lança este mês uma campanha institucional com o conceito “Música tem dono”. A proposta da campanha é construir uma comunicação direta com quem utiliza música em locais de frequência coletiva para reforçar a conscientização sobre a obrigatoriedade do licenciamento musical e do impacto social promovido pela remuneração da classe artística. “A música faz parte de nossas vidas, tem o poder de marcar momentos importantes e é um dos motores da economia criativa do país, impulsionando diferentes negócios e eventos”, destaca o órgão em comunicado.

A campanha prevê alcançar diferentes segmentos responsáveis pelo pagamento de direitos autorais. Inicialmente o foco será o segmento de Usuários Gerais, que engloba restaurantes, bares, lojas, hotéis, academias e demais estabelecimentos comerciais. Com diferentes formatos de mídia, estão previstas ações como landing page, campanha em redes sociais, spots publicitários, branded content em portais de notícias locais e exibição do filme da campanha em plataformas de grande alcance, como Globoplay, Spotify e UOL.

O filme da campanha apresenta um enredo que mostra como a vida e o mundo são melhores com música e destaca vivências e momentos do dia a dia que são inimagináveis sem ela, como a canção que marca os relacionamentos, os shows inesquecíveis, as memórias musicais da infância ou a trilha sonora que motiva a todos na academia. Por fim, ressalta a importância de reconhecer que toda música tem um dono e, por isso, o pagamento dos direitos autorais é garantido no Brasil.

“Como a música está em praticamente todos os lugares e faz parte de nossas vidas, algumas pessoas esquecem que ela tem dono e que alguém foi responsável por sua criação. A campanha foca em trazer essa mensagem sobre a importância de respeitar o trabalho musical e reconhecer que ele deve ser remunerado. Nosso objetivo foi fazer uma campanha leve e que apresentasse essa conexão da música com o nosso dia a dia”, diz Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad.

“Imagine o seu dia sem nenhuma trilha sonora. É difícil, né? Mas toda música tem um dono, e ele merece ser valorizado. Lembre-se de pagar os direitos autorais ao usar música no seu estabelecimento. O Ecad cuida disso para você”, reforça o órgão na campanha.

No comunicado, o Ecad reforça que se trata de “uma instituição privada, sem fins lucrativos e responsável por arrecadar e distribuir direitos autorais no Brasil quando há utilização pública de música em qualquer canal ou espaço: rádio, TV, cinema, estabelecimentos comerciais, plataformas digitais, casas de festas, shows e outros locais de frequência coletiva”. É por meio desse trabalho e das determinações da Lei dos Direitos Autorais (9.610/98) que a instituição garante a remuneração a autores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos nacionais e estrangeiros.

Assista ao filme da campanha “Música tem dono”, do ECAD:

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