A edição 2025 do Universo Spanta, um dos mais importantes festivais do país, será realizado ao longo do mês de janeiro, na Marina da Glória (Rio de Janeiro). O dia 19 deve ser o mais concorrido do evento, com uma programação celebrando um dos mais representativos gêneros musicais brasileiros: o axé music, que completa 40 anos.
Para comemorar esse marco e os 75 anos da criação do trio elétrico, os ícones do carnaval baiano Ivete Sangalo, Bell Marques e Daniela Mercury, e os respeitados Armandinho, Dodô e Osmar, prometem trazer a festa de Salvador para a Cidade Maravilhosa, num line-up que terá ainda o grupo É o Tchan, a primeira banda afro brasileira Ilê Aiyê e a dupla Rafa e Pipo.
O axé music surgiu como gênero musical nos carnavais de Salvador na década de 80, misturando ritmos como o ijexá, samba-reggae, frevo, reggae, merengue, forró, samba duro, pop rock e influenciado pelos tambores, sons e ritmos das religiões de matriz africana como ifá, candomblé e umbanda, bem como outros sons afro-brasileiros que contribuíram com sua percussão. O movimento artístico e cultural que completa 40 anos de existência saiu da Bahia e marcou sua identidade em todo o Brasil, com as micaretas que cruzam o país de norte a sul, e com grandes artistas que cruzaram fronteiras levando a música da periferia baiana para os palcos dos EUA e Europa.
“A Bahia é cultura e ancestralidade. É uma honra reverenciar esse lugar, por isso estamos trazendo artistas baianos que mexem com o coração do público do Universo Spanta. Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Bell Marques são nomes entre tantos artistas que levaram o axé music para todo o Brasil e para o mundo. Armandinho, Dodô e Osmar representam a tradição, e a banda É o Tchan traz a irreverência tão presente no carnaval da Bahia. E ter o Ilê Aiyê, a primeira banda afro do Brasil na programação do Festival, só confirma nosso compromisso em valorizar a música brasileira em toda sua essência”, conta Max Viana, diretor artístico do Universo Spanta.
Além das atrações musicais, o evento contará com uma exposição fotográfica com imagens raras, do acervo do Jornal A Tarde, será montada no pavilhão do festival, e vai permitir ao público do Universo Spanta uma experiência visual que contará a história dessas duas invenções genuinamente brasileiras.
A programação do Universo Spanta começa no dia 6 de janeiro, como o bloco de carnaval reunindo nomes como Arlindinho e Marquinhos Sathan; segue com Luísa Sonza, Jão, Alan Rosa, Jovem Dionísio e Priscilla (dia 10); Gloria Groove, Jorge e Mateus, Pedro Sampaio, Àttøøxxá, Jorge Aragão, MC Carol, Tati Quebra Barraco e Valesca Popozuda (11), Almério e Martins, Lucy Alves, Zé Ramalho + filhos (12); BK’, Filipe Ret, Budah, Duquesa e MC Maneirinho (17), Belo, Ludmilla, Simone Mendes, Os Garotin, Kevin O Chris e Tatau (18). Os shows serão realizados em dois palcos, denominados Lapa e Guanabara.