Destaque

Lucas Mamede lança álbum de samba “Mar dos Desejos”

O cantor e compositor pernambucano Lucas Mamede aposta no samba no álbum “Mar dos Desejos”. O artista de 21 anos, que ficou conhecido graças a sucessos como “Conto os Dias” e “Faz Tempo”, optou por explorar no novo trabalho as diversas sonoridades do mais brasileiro dos gêneros musicais. Segundo ele, a relação com o samba começou a se estreitar no seu álbum de estreia, “Já Ouviu Falar de Amor”, que saiu no ano passado.

“Mar dos Desejos” tem produção do violonista e arranjador Rafael dos Anjos, que já trabalho com nomes como Arlindo Cruz e Diogo Nogueira. Lucas assina sete das nove faixas do disco — as exceções são “Abraço Casa”, de Ana Caetano, e “Amanhã Talvez”, regravação do hit de Michael Sullivan e Paulo Massadas, que obviamente foram transformadas em samba. “Este, aliás, é um dos muitos méritos da produção de Rafael: adaptar para a linguagem de Cartola e Nelson Cavaquinho canções que tiveram como ponto de partida gêneros como o ijexá, a bossa nova e a balada romântica”, destaca o press release.

As mutações operadas por Dos Anjos foram trabalhosas, porém prazerosas. Para que isso acontecesse, ele recrutou alguns dos instrumentistas mais respeitados do mercado musical. Um deles foi Rildo Hora, gaitista e produtor consagrado, que participa na faixa “Já Faz Um Tempo”. O trompetista Jessé Sadoc brilha em “Paraíso”, que ganhou uma levada que lembra as canções do grupo Farofa Carioca. Já o flautista Eduardo Neves participa na faixa título, “Mar dos Desejos”, música com influências de autores da MPB como Djavan e Lenine, e foi aos poucos transportada para o universo do samba. “É a mais diferente do disco, talvez por trazer uma levada de ijexá”, diz o produtor, referindo-se ao ritmo afro-baiano.

Ouça o álbum “Mar dos Desejos”, com Lucas Mamede:

Topo