
Gravada na década de 1980, “Transas” (hoje, um clássico do pop) foi a primeira música gravada em português pelo anglo-brasileiro Ritchie, sem ser de sua autoria. Composta por Nico Rezende e Paulinho Lima, respectivamente tecladista e empresário de Ritchie na época, a canção fez enorme sucesso radiofônico. “Transas” foi trilha sonora de Tarcísio Meira e Bruna Lombardi na novela “Roda de Fogo” (TV Globo), e ainda levou o Troféu Imprensa de melhor canção e o Troféu Villa-Lobos, por ter sido o single mais vendido de 1986. Agora, uma versão de Ritchie para este clássico chega aos aplicativos.
“Nico Rezende e Paulinho Lima me mostraram a música pela primeira vez logo após a longa turnê que fizemos pelo Brasil e pela América Latina, em 1983 e 1984. Me apaixonei pela canção logo quando ouvi”, conta Ritchie. Apesar do sucesso, a gravação original, lançada apenas em vinil, nunca chegou a ser digitalizada. “Minha gravadora na época, a Polygram (atual Universal Music), tinha como regra só digitalizar discos que já haviam sido lançados no formato CD. Por essa razão, a minha gravação original, na qual de destacava o contrabaixo sem trastes (baixo fretless) do saudoso Arthur Maia, jamais foi lançada nas plataformas digitais”, conta.
Ritchie chegou a gravar outra versão de “Transas” em 2009, no formato “ao vivo no estúdio”, sem a participação do citado baixo fretless, tão marcante no registro original. “Por ela ser uma música tão importante do meu repertório, e nos meus shows, decidi que ‘Transas’ seria a primeira das minhas regravações a ser lançada (neste novo momento da minha carreira), para que ela se some aos outros sucessos que já estão disponíveis nas plataformas”, conclui.
A releitura da canção foi feita por Ritchie e a banda que o acompanha na festejada turnê “A Vida Tem Dessas Coisas”, comemorativa aos mais de 40 anos de carreira solo do artista.
Ouça a nova versão de “Transas”, com o cantor Ritchie: