Destaque

TV Cultura exibe documentário sobre Inezita Barroso

inezita documentário

No próximo dia 4, quarta-feira, às 20h45, a TV Cultura de São Paulo exibirá um documentário sobre Inezita Barrosa, cantora e apresentadora que morreu em março de 2015 e cuja carreira está ligada à cultura popular, especialmente a música sertaneja. O filme, produzido pela TV Cultura com direção de Hélio Goldsztejn, será exibido na data que a artista, se viva, estaria completando 93 anos.

Desafiando família, preconceitos, a própria época em que começou a carreira e até o universo de um gênero musical, Inezita Barroso venceu várias batalhas ao longo da vida. Sempre carregou a bandeira da preservação da música de raiz e abriu caminho para que outras mulheres também pudessem cantar e tocar viola. Se hoje a presença feminina é cada vez maior na música caipira, muito deste mérito se deve a ela.

Foram mais de 60 anos de trajetória, quase 35 deles à frente do “Viola, Minha Viola’, programa apresentado pela emissora do governo de São Paulo, que se tornou um espaço único de defesa da música caipira. Como apresentadora, Inezita comprou várias brigas por admitir apenas a presença de artistas que procuravam manter a tradição do gênero que abraçou, não admitindo a presença de baterias e teclados no palco do programa, por exemplo.

Mas apesar dessa ser a face mais conhecida de Inezita, ela também foi atriz de cinema (chegando a ganhar o Prêmio Saci de melhor atriz de 1955, dirigida por Alberto Cavalcanti), pesquisadora, folclorista, radialista, professora universitária e, claro, cantora. Mas não só de música caipira. Para Paulo Vanzolini, ela era a melhor cantora de samba do país — sua gravação para o clássico “Ronda”, do autor, é até hoje elogiado pela crítica.

Vários artistas que conviveram ou trabalharam com Inezita dão depoimentos no documentário. Entre eles, Ruth de Souza (atriz), Mary e Marilene Galvão (cantoras do duo Irmãs Galvão), Renato Teixeira (cantor e compositor), Ary Toledo (humorista), Daniel (cantor), Nicete Bruno (atriz), Eva Wilma (atriz), José Hamilton Ribeiro (jornalista e pesquisador), Paulo Freire (violeiro), Zuza Homem de Mello (crítico musical), Rodrigo Faour (pesquisador musical), Wandi Doratiotto (músico), Marta Barroso (filha de Inezita), Paula, Bruna Viola (violeira), Pelão (produtor musical) e Roberta Miranda (cantora).

Confira o trailer do documentário “Inezita”:

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo