
Está confirmada para o próximo dia 9 de junho, às 19 horas, no Rio de Janeiro, a realização da 5ª edição do Troféu Tradições, promovido pela União Brasileira de Compositores, como forma de reconhecimento à obra de grandes nomes femininos. O evento, que será realizado na Casa UBC (espaço de eventos localizado na sede da associação, no centro da capital fluminense), vai homenagear a cantora e compositora baiana Rosa Passos, “dona de uma voz envolvente, um violão sofisticado e uma carreira que une o mundo sem jamais se afastar de suas origens.
“Recebo essa distinção com grande alegria. Vindo de uma casa que congrega aqueles que se dedicam ao sagrado ofício da música, tem um brilho e significado especial para mim. Cantar, tocar e compor canções representam a tradução da essência mais pura do que sou”, afirma Rosa, que receberá o troféu das mãos da cantora Paula Lima, presidenta da UBC. Ela também subirá ao palco do local para interpretar canções marcantes da sua trajetória, que reúne composições próprias e interpretações de músicas de autores como Ary Barroso, João Gilberto (sua maior referência), Dorival Caymmi, Djavan, João Bosco e Gilberto Gil.

Para Paula Lima, Rosa é a escolha perfeita para representar a proposta do Troféu Tradições: “É uma grande honra para nós homenagearmos a embaixadora da música brasileira Rosa Passos na nossa nova Casa UBC, na quinta edição do Troféu Tradições. Esse prêmio que reconhece e homenageia grandes mulheres. A sua contribuição para a nossa música é gigantesca. Com sua voz brilhante, interpretações únicas, uma habilidade especial como violonista, Rosa tem uma sensibilidade rara, e une técnica e emoção. É referência, é ícone e é inspiração. A nossa dama tem legado e história. Será uma noite das mais bonitas, memoráveis e inesquecíveis.”
Marcelo Castello Branco, CEO da UBC, reforça a importância da escolha de Passos como a grande homenageada da edição de 2025: “Rosa Passos, cantora, compositora e violonista, tem uma trajetória digna de grandes estrelas e é um dos talentos brasileiros mais reconhecidos no exterior, com seu estilo único e sua voz encantadora. Para a UBC é uma honra ter Rosa como uma de nossas titulares mais ilustres e reverenciar seu talento com o Prêmio Tradições 2025.”
Em 53 anos de carreira, Rosa Passos lançou 24 álbuns, entre eles, “Recriação” (1979), “Curare” (1991), “Dunas” (2001) e “Amanhã Vai Ser Verão” (2018). Sua obra ganhou admiradores em países como Japão, Estados Unidos, França, Suíça e várias outras nações europeias, tocando em salas como o Carnegie Hall e o Montreux Jazz Festival. O reconhecimento internacional a Rosa Passos inclui o título de Doutora Honoris Causa concedido pela Berklee College of Music, uma das mais respeitadas escolas de música do mundo.
Criado em 2021, o Troféu Tradições celebra artistas que marcaram a história da música brasileira. Nas edições anteriores, foram homenageadas as cantoras/compositoras Anastácia, Dona Onete, Lia de Itamaracá e Alaíde Costa.