Banda que marcou época na história da música mundial, nos anos 1970 e 1980, a norueguesa a-ha retorna para compartilhar seu novo álbum “True North”, lançado na sexta-feira, dia 21, puxado pelo single principal promocional “As if”, cujo vídeo também chegou ao YouTube.
A banda apresentou diversos singles nos últimos meses para despertar a curiosidade sobre o “True North”, sua primeira coleção de músicas novas desde “Cast In Steel” em 2015. Além de um álbum, “True North” é um filme que registra a banda gravando as músicas durante 2021 em Bodø, cidade norueguesa localizada 90 km acima do Círculo Polar Ártico. “Ajustamos cada álbum, para descobrir se há uma maneira diferente de fazer isso”, explica Paul.
A primeira amostra do álbum foi a triste e esperançosa “I’m In”. Em seguida, a faixa “Hunter In The Hills”, depois, “You Have What It Takes”. E agora a promocional “As if”. “O álbum, em geral, é sobre o que está por vir e onde todos estamos agora. São músicas com um senso de lugar e uma conexão profunda com a forma como interagimos com o meio ambiente”, dizem os integrantes — Magne Furuholmen, Morten Harket e Paul Waaktaar-Savoy. “True North” é também é sobre a Noruega – uma faixa de terra delimitada de um lado por montanhas e do outro pelo oceano. Seja através do peixe, do petróleo ou partindo do litoral para o resto do mundo, o mar moldou a Noruega e seu lugar no mundo. Um país que poderia ser pouco perceptível, prosperou. Seja no filme ou no álbum, “True North” encapsula as visões do a-ha sobre esta Noruega.
Com seu 11º álbum de estúdio e também um documento direto de sua criação, o a-ha entrou em um novo mundo. “Primeiro, tivemos a ideia de gravar uma sessão de estúdio ao vivo”, diz Paul. “Depois, para filmar uma sessão de estúdio. Isso se tornou mais uma produção com a orquestra norueguesa, a orquestra Filarmônica do Ártico, com quem colaboramos”. Está tudo lá no filme.
No filme “True North”, o a-ha toca e grava com a orquestra Filarmônica do Ártico. Magne, Morten e Paul foram capturados pela câmera, na paisagem ao redor de Bodø, enquanto discutem sobre o “True North” Em vinhetas recorrentes, os atores retratam a vida no norte. O filme multidimensional descreve um arco narrativo que incorpora o espírito das novas canções, mostrando como todos nós estamos conectados ao meio ambiente. O colaborador de longa data do a-ha, Stian Andersen, é o diretor. “’True North’ é uma carta do a-ha, do Círculo Polar Ártico, um poema do extremo norte da Noruega com música nova”, diz Magne.
O repertório completo, com 12 faixas, é o seguinte:
1 – I’m In
2 – Hunter In The Hills
3 – As If
4 – Between The Halo And The Horn
5 – True North
6 – Bumblebee
7 – Forest For The Trees
8 – Bluest Blue
9 – Make Me Understand
10 – You Have What It Takes
11 – Summer Rain
12 – Oh My Word
Assista ao vídeo de “As If”, single promocional do a-ha: