Artista brasileira da safra atual mais conhecida fora do Brasil, Anitta vive a expectativa de receber em novembro o prêmio mais importante de sua carreira que caminha para 15 anos. A artista tem várias premiações importantes no currículo, casos do American Music Awards (promovido pela rede de TV americana NBC), que ela venceu em 2022, na categoria Melhor Artista Latina Feminina; e do Latin American Music Awards (da rede em espanhol Telemundo), com as faixas “Medicina” (2018), “R.I.P” (com Sophia Reyes e Rita Ora , em 2019) e “Girl From Rio” (2022).
Mas ela ainda não ganhou o mais prestigiado e concorrido prêmio da indústria da música, o GRAMMY, seja na versão americana seja na versão latina. Anitta foi indicada uma vez ao GRAMMY Awards — em 2023, na categoria Cantora Revelação. E outras oito vezes ao Latin GRAMMY, em diferentes disputas — a primeira delas em 2014, concorrendo a Melhor Canção em Língua Portuguesa, com o single “Zen”.
Neste ano, Anitta recebeu duas indicações, nas quais está apostando para aumentar a coleção de mais de 50 troféus que tem seu escritório artístico.
A estrela brasileira é finalista na categoria Gravação do Ano, com o single em espanhol “Mil Veces”, lançado no fim do ano passado, e também foi nominada em Interpretação Urbana em Língua Portuguesa, com “Joga Pra Lua”, gravada com Dennis e Pedro Sampaio.
Na categoria em espanhol, ela disputa com Bad Bunny (canção “Monaco”), Camilo e Clarin León (“Una Vida Pasada”), Cimafunk e Monsieur Periné (“Catalina”), Jorge Drexler (“Derrumbe”), Fonseca e Grupo Niche (“Con Dinero y Sin Dinero), Karol G (“Mi Ex Tenía Razón”), Juan Luis Guerra (“Mambo 23”), Mon Laferte (“Tenochtitlán”) e Kali Uchis e Peso Pluma (“Igual Que Un Ángel”. Já na categoria em português, seus concorrentes são
Gabriel o Pensador, Lulu Santos e Xamã (“Cachimbo da Paz 2”), Gloria Groove, Ludmilla e MC GW (“Da Braba”), MC Cabelinho (“Carta Aberta”), MC Carol (“Fé Nas Maluca” e Yago o Próprio e Paticio Sid (La Noche”).
O anúncio dos vencedores das 58 categorias do Latin GRAMMY 2024 acontece em Miami (EUA), no dia 14 de novembro, durante cerimônia que, como ocorre anualmente, terá performances dos principais nomes da música latina. A lista dos artistas que participarão do show principal ainda não foi divulgada, mas com certeza incluirá a brasileira cantando ao menos “Mil Veces”, a mais conhecida das duas canções que disputam o gramofone dourado.
Relembre “Mil Veces”, faixa de Anitta que concorre ao Latin GRAMMY 2024: