Destaque

Art Popular lança volume com sambas festivos

art popular 22 dez

O terceiro volume de “Batuque de Magia”, 20º disco do grupo Art Popular, um dos destaques do samba/pagode nos anos 1990 e 2000, acaba de ser disponibilizado no ambiente online, através da ONErpm. Desta vez, o bloco de canções está reunido no festivo EP intitulado “Tan Tan”.

O alto-astral despejado nas oito músicas deste volume não é por acaso. Entre os três instrumentos segundo os quais foi dividido o álbum — além de tan tan, cavaquinho e pandeiro –, o que carrega o nome do terceiro volume é focado no samba de roda e o que mais representa o Carnaval, cujos festejos em algumas praças ocorreram na semana passada e em outras capitais — casos de São Paulo e Rio –, foram transferidos para o mês abril.

“Tan Tan” traz o samba-enredo “Axé Meu Camisa Axé”, uma homenagem a todas as escolas de samba e escrito para a Camisa Verde-e-Branca, que só não a levou antes para a avenida por causa da pandemia. Esta é a única canção do repertório de 24 faixas que não é assinada pelo líder Leandro Lehart — os são compositores Nikinha, Sandro Simões, Gustavo Santos, Rodrigo Correia, Pablo do Cavaco, Xuxo do Cavaco, Ricardo Diegues, Zé Robertto e Toninho 44.

De cara, “Filhos da América”, “Sentimental”, “Caô” e “Castelo de Areia” dão o tom de celebração carnavalesca em sambas executados com maestria pelo sexteto. Esta última, inclusive, foi escolhida como faixa de trabalho e ganhou videoclipe, postado no canal do YouTube do Art Popular —  cujos integrantes, além de Leandro, são Denilson Franco, Evandro Art, Malli, Ricardo Lima e Tcharlinho . Mais: se as canções que abrem o terceiro disco são de autoria exclusiva de Leandro Lehart, em “Tá Pensando o Quê?”, ele tem a contribuição de Danilo Holanda na caneta. E em “Candeeiro”, os parceiros de composição são Marcelo Malli e Kleber Santos.

Em “Cavaquinho”, lançado no mês passado, a pegada das canções era do samba romântico, tanto que entre as parcerias estão as de mestres como Jorge Aragão (“Até que Aprendi”). Já em “Pandeiro”, que abre o trabalho de “Batuque de Magia”, o norte era o partido alto, o samba mais tradicional — algo bem conhecido e executado pelo Art Popular desde a sua fundação até os dias atuais.

Assista ao vídeo de “Castelo de Areia”, faixa promocional do Art Popular:

Topo