Importante live show solidária está marcada para esta sexta-feira, 17, a partir das 20 horas. O show virtual Somos Muitos pretende arrecadar doações para auxiliar profissionais da música residentes e atuantes no Estado do Rio de Janeiro, que podem se credenciar no site do projeto (www.somosmuitos.rio.br) para pleitear o auxílio. Idealizado por Aquiles Rique Reis, do grupo MPB4, o projeto conta com o apoio administrativo voluntário da Bateia Cultura e de alguns dos grandes nomes da música brasileira, entre outros profissionais, que se solidarizam com os colegas que estão em dificuldades. O show será transmitido pelo Facebook e YouTube (canais da TV Ziriguidum e da Bateia).
O valor arrecadado será revertido aos milhares de técnicos de som, técnicos de luz, roadies, cenotécnicos, músicos, produtores e vários outros trabalhadores da música que, de uma hora para outra, viram suas receitas reduzirem a zero, por conta da paralisação das atividades, principalmente, no mercado de shows, devido à pandemia da Covid-19. Pensando nisso, um grupo de músicos foi convidado para uma transmissão on-line de músicas, falas e trechos de shows, numa grande corrente em prol dos mais necessitados do meio musical. Por enquanto, o show já tem confirmados: André Mehmari, Ayrton Montarroyos, Carlos Careqa, Celso Viáfora, Toquinho, Chico Buarque (Chico não cantará, ele gravou um apelo emocionado em favor dos nossos colegas), Duofel, Francis e Olivia Hime, Gabriel O Pensador, Ivan Lins, Jaime Alem, João Bosco, Kleiton & Kledir, MPB4, Nei Lopes, Paulo Cesar Pinheiro e Vicente Barreto.
Durante a transmissão, um link de pagamento e uma conta serão divulgados, para que o público doe a quantia que desejar. Para pleitear o auxílio financeiro de R$ 600,00 (descontados os tributos referentes à nota fiscal ou RPA) a ser pago em parcela única, o trabalhador deve preencher um formulário no site www.somosmuitos.rio.br criado para tal. Após o período estipulado da campanha, o total arrecadado será dividido por R$ 600,00, definindo assim a quantidade de trabalhadores que serão beneficiados. Caso o número de inscritos seja superior ao valor a ser partilhado, uma comissão selecionará, dentre os inscritos, aqueles que terão direito ao benefício. Quanto maior a quantidade de doações, maior será o número de trabalhadores beneficiados. O Retiro dos Artistas também será incluído nessa ação, recebendo 10% do valor a ser rateado.