Com a proposta de fomentar a diversidade e a pluralidade musical, o Festival Novabrasil está marcado para os dias 15 e 16 de outubro. E, após dois anos de paralisação (por causa da pandemia da Covid-19), o festival retornará com a maior edição do evento, em atrações e público, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.
O festival volta a ser palco de encontros que enaltecem a diversidade da música brasileira. O primeiro deles a ser revelado é o do grupo Bala Desejo com a cantora pernambucana Duda Beat. Com trabalho elogiado pela crítica, o Bala Desejo, uma das revelações recentes da MPB pop, é formado pelos músicos cariocas Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra. “Nossa musicalidade tem referência no som da MPB dos anos 1970. O que se produziu em termos de música (harmonia, melodia, letra e arranjo) nos anos 70 nos agrada muito. Vivemos em 2022 e nosso álbum, então nossas letras e o debate que tentamos abordar no disco (“Sim Sim Sim”) e nos nossos shows é do agora, só nos utilizamos de uma linguagem que amamos e da qual fazemos parte, que é a MPB”, explicam os integrantes do Bala Desejo.
“Queremos que o festival seja um espaço de consagração e celebração à música brasileira, por isso o evento trará ainda participações especiais de nomes da cena musical contemporânea, o que tem de mais moderno e brasileiro na nossa música. Uma oportunidade para o público conhecer os novos movimentos e sonoridades da nossa MPB”, pontua Luana Araujo, gerente de marketing da Rádio Novabrasil FM, dial responsável pela organização do evento.
Até agora, estão confirmados no line-up do festival Gal Costa, Jorge Aragão, Zeca Baleiro, Baby do Brasil com Pepeu Gomes, Emicida, Fióti, Drik Barbosa e Rael e Gilsons (dia 15 de outubro), além de Elba Ramalho, Nando Reis, Frejat, Vanessa da Mata, Diogo Nogueira e o citado encontro entre Bala Desejo e Duda Beat (dia 16).