Com reconhecido trabalho como compositora e cantora — tem músicas gravadas por Sandy e Junior, Ivete Sangalo, Ela Ramalho, Marilia Mendonça e até por Roberto Carlos (com quem divide os vocais na faixa “A Cor do Amor”, gravada em 2021 e usada como tema da novela “Um Lugar ao Sol”, da Rede Globo), a paraense Liah Soares vem trabalhando atualmente em novo projeto, focado no público infantil .
Trata-se do audiovisual “Planeta Liz, Um Mundo Encantado na Amazônia”, inspirado “na pequena, mas já musical e interpretativa Maria Liz Soares Porto”, sua filha com o ator Carlos Porto. “Quando virei mãe, experimentei um amor único, que me tornou uma pessoa mais empática, que me fez buscar ser uma pessoa melhor, é um sentimento único! Cresci no interior do Pará, tendo a Floresta Amazônica como meu quintal, juntando isso ao meu espírito artístico inspirado pela maternidade surgiu o ‘Planeta Liz”’, diz Liah.
‘”Planeta Liz’ traz um mundo brasileiro para as telas e telinhas, boa parte deste mundo desconhecido pelas crianças das grandes cidades”, continua. A Liz do infantil (abaixo), como a cantora/compositora são do estado da região norte, de um lugar no coração da Amazônia, onde a fauna e a flora ainda reinam, mas passam por problemas. Entre os personagens, conheceremos os amigos da menina, uma ave que mora na mata (um “cariboquinha”/caboclo), que, com outros amigos, farão a alegria da criançada. “O projeto traz grandes nomes da nossa música, no áudio e em animação. Temas que merecem ser pautados, desmatamento, caça, poluição, entre outros assuntos, estarão inseridos, de forma muito animada, cheio de cores e alegria”, explica Liah.
São 11 canções inéditas, cada uma com sua animação. Grandes artistas brasileiros participaram do projeto, entre eles Lorena Queiroz, Xuxa, Zeca Baleiro e Ivan Lins. Duas faixas do audiovisual já chegaram às plataformas: “Pra Você Sonhar” e ‘Dona Fumaça”, esta última, gravada com a participação especial do maranhense Zeca Baleiro. “Passam pontes e montanhas / Passam praças e jardins / Passam nuvens, chega a chuva / Passa a noite e chega o dia em mim / Quando eu corro pra te acompanhar / Uh uh… Dona Fumaça / Uh uh… Cheia de graça / Uh uh… Dona Fumaça / Onde tudo passa…”, diz um trecho da composição assinada por Liah e Vovô Ivo e produzida por Matheus Pinheiro.
“Essa música surgiu através de uma conversa minha com o avô da Maria Liz, Ivo, e imediatamente eu pensei em convidar o Zeca Baleiro para participar. Na animação o trem faz uma viagem do Pará ao Maranhão, e paramos na estação Maranhão para pegar o Zeca, que é natural de lá. ‘Dona Fumaça’ é um convite a ter um olhar de observação da natureza, olhar pela janela”, explica Liah, que nesta sexta-feira, dia 14, estará na 2ª Feira Literária de Iguaba Grande (FLIG), no Rio de Janeiro, a partir das 15h, apresentando as canções do álbum.
Assista ao vídeo de “Dona Fumaça”, com Liah Soares e Zeca Baleiro: