“Foi no paredão que me dei toda / Foi no paredão que entrei na sua banda / Foi no paredão que me dei conta / Foi no paredão que beijei a sua boca”. Assim começa o novo single de Carlinhos Brown, “Foi no Paredão”, gravado com os conterrâneos Tierry, Silvanno Salles, Symone Morena e Amanda Santiago, e já disponível no ambiente online.
Multi-instrumentista, cantor e compositor, Brown vem promovendo ao longo de sua carreira diversas revitalizações rítmicas, desenvolvendo ricas e significativas conexões com suas raízes ancestrais. Atento e aberto a se conectar com novas linguagens musicais, o artista repete a prática neste single com influência do piseiro e da sofrência.
Com produção do próprio Brown, em parceria com Rafinha RSQ, a faixa autoral faz menção aos paredões de som, grandes estruturas sonoras presentes em diversos gêneros musicais nas periferias brasileiras e que impulsionam a música nacional. “Compus a música no verão do ano passado, quando, na ocasião, faria um show com BaianaSystem denominado ‘Paredão’. Essa música era para ser apresentada na abertura daquele show, mas acabou não ficando pronta a tempo”, explica Brown.
Ele continua: “O paredão é na verdade um espaço fortemente conceituador de moda, de novos estilos, de um caminho que a música brasileira toma. E mais, um estilo como este traz influências da bachata, timbalada. Todo esse processo grande latino que também venho desenvolvendo deságua neste conceito, que para mim traz de Bienvenido Granda a Nelson Gonçalves, passando por Ângela Maria e Célia Cruz. É um estilo que sempre esteve na linguagem popular, vamos dizer que é um bolero timbalado. Então para lançar foi necessário contar com alguns dos maiores protagonistas deste estilo: Silvanno Salles, Tierry, Symone Moreno, Amanda Santiago, Rafinha RSQ, Pugas (engenheiro de gravação) e eu como autor. Acredito que os ambientes populares têm se comunicado bastante com isso, já que são músicas que se espalham de forma viral muito eficiente. Essa é uma das formas que encontrei, como autor, de continuar meu processo de evolução rítmica, dentro de uma linguagem híbrida eletrônica”, afirma.
Ouça “Foi no Paredão”, com Carlinhos Brown e convidados: