Destaque

Castello Branco é eleito Chairman da CISAC

marcelo castello branco

Executivo com larga experiência na indústria fonográfica e há três anos como diretor geral da União Brasileira de Compositores (UBC), Marcelo Castello Branco foi confirmado nesta quinta (dia 30) como Chairman do Conselho Diretor da Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores (CISAC), cuja sede é na França. As eleições aconteceram durante a Assembléia Geral da CISAC, organizada pela Sociedade Japonesa de Direitos dos Autores, Compositores e Editores (JASRAC) e realizada em Tóquio.

A Assembléia elegeu o novo Conselho Diretivo, composto de 20 sociedades-membros, cada uma das quais terá mandato de três anos. Marcelo Castello Branco foi nomeado presidente para o triênio 2019/2022. Aliás, Castello Branco passa a ser o primeiro brasileiro e primeiro executivo latino a exercer o principal posto da CISAC desde sua fundação em 1926. Asaishi Michio (JASRAC) e Patrick Raude (SACD) foram nomeados vice-presidentes e, assim como o brasileiro e todo o restante da nova diretoria, assumirão o comando da entidade imediatamente.

A CISAC protege e defende os direitos de mais de quatro milhões de criadores através de suas entidades, estabelecidas em 120 países dos cinco continentes. Ela é composta por representantes das seguintes sociedades de autores: APRA (Australásia), ARTISJUS (Hungria), ASCAP (EUA), Bildupphovsrätt (Suécia), BMI (EUA), GEMA (Alemanha), JASRAC (Japão), KOMCA (República da Coreia), LIRA (Países Baixos), ONDA (Argélia), PRS para Música (UK), SACD (França), SACEM (França), SACM (México), SADAIC ( Argentina), SAMRO (África do Sul), SIAE (Itália), SOCAN (Canadá), VEGAP (Espanha) e UBC (Brasil). A associação brasileira ingressou na CISAC em 1946, com apenas quatro anos de atividades. Desde então, participa das lutas da entidade, inclusive de seu conselho diretivo e sempre marcando presença nos encontros do Comitê Latino-Americano e do Caribe. Agora, vê seu CEO alçado ao posto de Chairman.

Durante a Assembléia Geral, o Presidente da CISAC, Jean-Michel Jarre, e o Diretor Geral, Gadi Oron, elogiaram o trabalho e renderam homenagens ao atual Chairman, Eric Baptiste, que está deixando o cargo após cinco anos. “O profundo conhecimento e a experiência de Eric na área de direitos autorais desempenharam um papel importante nas operações bem-sucedidas da CISAC no período”, disse Gadi Oron.

castello1

Na foto acima (que estampa a manchete desta matéria), realizada durante a Assembléia Geral da CISAC, nesta quinta (30), em Tóquio, Marcello Castello Branco posa ao lado do diretor geral da entidade Gadi Oron, dos vices-Chairmen eleitos com ele Patrick Raude (SACD) e Asaishi Michio (JASRAC) e de Eric Baptiste (SOCAN), de quem o brasileiro assumirá o posto.





Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo