Na próxima quarta-feira, dia 1 de junho, às 19h30, acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo, um show-tributo gratuito a Dorival Caymmi, com Dori Caymmi (filho do icônico artista baiano), Jussara Silveira e Swami Jr. A celebração — que marcará a abertura da Marina Week, evento inédito sobre o mar no Brasil, para o público em geral — também terá a participação do coral da USP e do grupo Prelado de Música Çaiçara, além de muitos convidados. Várias canções de sucesso de Caymmi citam a beleza e a importância do mar.
Um dos destaques da atração, Jussara Silveira estreou como cantora em 1989, no Teatro Castro Alves, maior casa de espetáculos da Bahia. A cantora foi vencedora do Prêmio Copene de Cultura e Arte (hoje Prêmio Braskem) e lançou o seu primeiro disco solo em 1997. Seu segundo álbum, lançado em 1998, foi eleito um dos melhores do ano pelos críticos do jornal O Globo. Com mais de 20 anos de carreira, Jussara já tem 12 álbuns lançados e é artista da Circus Produções.
Outro destaque é Swami Jr., um dos músicos brasileiros mais requisitados e atuantes, com mais de 100 álbuns produzidos na carreira. Foi indicado ao GRAMMY Latino 2006 na categoria Engenharia de Som (ao lado de Cotô Guarino), pelo álbum “De Uns Tempos Pra Cá”, de Chico César. Filho do homenageado da noite e de Stella Maris, Dori Caymmi é músico, produtor musical, arranjador e compositor. Com mais de 50 anos de carreira, tem 17 álbuns próprios lançados, além de participar de seis produções, em parceria com outros artistas.
A Marina Week ocorrerá entre os dias 1 e 5 de junho. Interessados em fazer parte das atividades específicas, podem acompanhar a programação no site do evento. É necessária a inscrição prévia apenas para os seminários, que também serão transmitidos por streaming. Para as demais atividades, basta comparecer. A Marina Week é o maior evento sobre o mar do Brasil realizada pela Scientific American Brasil e a Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano, vinculada aos institutos Oceanográfico e de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).
Alinhado com os objetivos definidos na Assembleia Geral das Nações Unidas, que nomeou o período de 2021 a 2030 como a Década das Nações Unidas para a Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, este encontro propõe discussões sobre questões cruciais para o futuro do oceano, com foco na sustentabilidade e na cultura do mar. Totalmente gratuita, o evento é voltado para ambientalistas, pesquisadores, educadores, estudantes, profissionais do mercado, artistas, velejadores, mergulhadores, surfistas, gestores públicos e todos os amantes do mar, além do público em geral.