Destaque

Chega aos apps o álbum “Pique”, de Dora Morelenbaum

Destaque entre os artistas da atualidade no segmento Nova MPB, a cantora e compositora carioca Dora Morelenbaum está promovendo seu primeiro álbum solo, “Pique”. Nomeada em homenagem à faixa de mesmo título (composta por ela e Tom Veloso), a obra não só explora diversas facetas musicais – de MPB, soul, R&B e jazz –, como se manifesta como uma afirmação da identidade artística da cantora, filha da cantora Paula Morelenbaum e do músico e arranjador Jacques Morelenbaum.

Como é citado no press release, “Pique” reflete a jornada pessoal e artística de Dora, que, após a conquista de um GRAMMY Latino pelo álbum SIM SIM SIM (2022), com o Bala Desejo, e o hiato da banda, revela um novo capítulo de sua carreira solo, desta vez mais profundo e complexo. “São muitas camadas. É um álbum com várias facetas e eu me vejo muito em cada uma delas. Acho que por ser meu primeiro disco solo, existe essa emoção de querer colocar muitas vontades”, explica. Coproduzida por Dora com Ana Frango Elétrico, a obra se define em um alcance de ritmos e gêneros. “’Pique’ é justamente o resultado dessa mistura. Tem na base um quarteto de jazz, com baixo, bateria, teclado e guitarra; e, dentro dessa formação, vai esgarçando um pouco diferentes texturas”, completa.

Embora o processo inicial do disco tenha se concentrado apenas nas sonoridades e arranjos, um tema acabou se revelando como ponto central: o amor. “Em algum momento durante a feitura do projeto, eu percebi que, de uma forma ou outra, todas as músicas falavam de amor. Às vezes por uma perspectiva mais clássica, outras por um viés um pouco mais provocativo. Há um tempo, sinto vontade de brincar com esses parâmetros da canção, que, no Brasil, especialmente, são muito estruturados e quase sagrados. Alguns já praticamente se esgotaram e outros se criaram ao redor”, afirma a cantora.

O trabalho chega às plataformas digitais após os lançamentos dos singles “Caco” e “Essa Confusão”, que pavimentaram o caminho para a nova fase de Dora. Entre os destaques do repertório estão a balada romântica “Não Vou Te Esquecer” (de Dora, em parceria com Tom Veloso), “Venha Comigo” (Sophia Chablau) e as 100% autorais “Sim, Não” (cuja letra explora o amor em suas nuances de negação e resignação) e “Essa Confusão”, uma balada blues com um jazz “gosmento”, como Dora mesmo define, além de uma letra que explora a dualidade da paixão e o mistério.

As faixas do disco e algumas músicas que acompanham a trajetória de Dora serão apresentadas na tour internacional que ela inicia no dia 30 deste mês. ao todo serão 14 apresentações, começando por Copenhage (Dinamarca) e passando por cidades como Paris, Bruxelas, Barcelona, Hamburgo e Lisboa, entre outras.

Confira o álbum “Pique”, de Dora Morelenbaum:

Topo