A Kuarup, gravadora paulistana conhecida por produzir discos de qualidade artística inquestionável, promove a chegada de seu mais novo lançamento — “Claudette Canta Chico” –, em que a veterana cantora Claudette Soares interpreta clássicos compostos por Chico Buarque.
Os dois se conhecem de longa data — desde a primeira metade da
década de 1960, quando ela já era uma estrela e ele um jovem que participava das noites dos novos talentos apresentados pela cantora naquele espaço. Claudette foi uma das primeiras a perceber a qualidade do trabalho do jovem estudante de arquitetura e quis gravar uma composição dele, “Marcha Para Um Dia de Sol”, mas a gravadora que a mantinha sob contrato não acreditou na música. Por causa disso, ela perdeu a chance de ser a primeira artista a incluir uma canção de Chico em disco. Mesmo assim, as canções de Chico Buarque seguiram no repertório de shows e discos de Claudette. Porém, eles nunca haviam gravado juntos. Esta lacuna agora é preenchida com o lançamento do álbum “Claudette Canta Chico”, disponível nas plataformas.
Com arranjos do pianista Alexandre Vianna e produção de Thiago Marques Luiz, o álbum traz composições icônicas de Chico, como Carolina, Todo Sentimento e futuros Amantes. A melodia “Realejo” é um dos destaques. Trata-se da regravação de uma música de Chico que Claudette lançou nos anos 60 e que ela nunca mais havia cantado. A escolha do repertório ficou a cargo da própria Claudette Soares, do jornalista Renato Vieira e do produtor Thiago Marques Luiz e reúne dez músicas do compositor que passam por todas as décadas de sua criação artística. Em agosto do ano passado os artistas se reencontraram para gravar a faixa que abre o disco “Cadê Você (Leila XIV)”, uma parceria de Chico Buarque e João Donato, para comemorar os 55 anos do álbum “Gil, Chico e Velloso por Claudette”, que foi lançado pela Philips em 1968. Das canções do álbum de 1968, produzido por Manoel Barenbein, as quatro faixas do Chico foram gravadas com os arranjos feitos pelo Cesar Camargo Mariano: “Januária”, “Desencontro”, “Bandolim” e “Lua Cheia”.
“O Thiago Marques Luiz, produtor do projeto, teve essa ideia, de gravarmos um disco cantando Chico já que eu havia gravado apenas essas quatro canções dele e queria gravar muitas mais. E foi maravilhoso! Ensaiamos poucas vezes, fiz um show com o repertório no Teatro Sérgio Cardoso uma única vez e já gravamos o disco em dezembro do ano passado, porque nossa geração é assim, a gente acredita na emoção do momento”, conta a cantora.
Ouça o álbum “Claudette Canta Chico”, de Claudette Soares: