Nome em ascensão no mercado do pagode com batidas urbanas, o carioca Lukinhas promove o volume 1 de seu novo projeto. Com participações especiais de nomes como Vitão, Pablo Bispo e Gica, o álbum “Pagode Urbano #01” reúne seis canções inéditas e é uma celebração da cultura periférica que permeia a identidade do artista, como ele faz questão de destacar.
Sobre o nascimento do estilo pagode urbano, o cantor explica: “Quando eu era mais novo, achava que pagode era coisa de adulto, por conta da linguagem. Eu queria ouvir funk, as músicas urbanas da época. Até que um dia ouvi ‘Palavras de Amigo’, do Thiaguinho com o Rodriguinho, e aquilo mudou minha percepção, pois eles falavam da mesma forma que eu e meus amigos. Rolou essa conexão com a galera que consumia a música urbana, e eu não tinha visto isso acontecer de novo até a repercussão que minha canção ‘Posturada’ teve por ser um pagode com uma linguagem mais urbana”.
O novo álbum apresenta uma estética que se diferencia do pagode tradicional ao abordar temas do cotidiano com uma linguagem autêntica e acessível, que refletem as experiências e emoções do público jovem. Sem perder a sonoridade contagiante e letras que tocam o coração que são características do estilo musical, Lukinhas mergulha no pagode urbano buscando fortalecer as raízes culturais da comunidade.
“Não entendo que o pagode não tenha nascido urbano. É que, na minha visão, é uma coisa mais poética hoje em dia, com palavras mais rebuscadas. E a minha galera não consome muito esse tipo de música. Então, estamos trazendo com a linguagem atual. A gente não falaria ‘O que será que aconteceu? Ela não me liga mais, tô aqui no banheiro tomando banho’. A gente diz ‘Mano, essa garota tá mandada, já faz um mês que a gente conversa na calçada’. A gente fala do nosso jeito, traduz pra um cria ouvir, entende? Mas independente do que você vai botar na música, se for uma faixa com percussão e vocabulário urbano, você está fazendo pagode urbano. Não necessariamente você precisa botar um beat, um DJ em cima do palco. Está mais no campo da linguagem”, completa.
Escolhida como música de trabalho do álbum “Pagode Urbano #01”, a track “Quatro da Manhã”, ganhou videoclipe, já postado no YouTube. Além da faixa-foco, completam o álbum as canções “Na Cama”, “Gingado Dela” (com Vitão e Pablo Bispo), “Viciado em Fazer Amor” (da qual participa Ítalo Melo), “Sempre Estraga Tudo” (com Carol Andrade) e “Eu Sou Favela” (ao lado de Gica e LH Emici).
Assista ao vídeo de “Quatro da Manhã”, single promocional de Lukinhas: