Ainda dentro das comemorações dos 25 anos do Latin GRAMMY — cuja cerimônia aconteceu em novembro em Miami –, a Academia Latina da Gravação (Laras), responsável pelo prêmio, anuncia o lançamento do projeto audiovisual “Latin GRAMMY Sessions”, que reúne conversas entre cinco artistas renomados, com longas carreiras musicais, e músicos mais jovens, por quem eles tem uma admiração especial, e que foram convidados para colaborar em uma de suas canções emblemáticas.
Entre os duetos, destaca-se o que une os brasileiros João Gomes e Giberto Gil na releitura de “Palco”, sucesso do artista baiano presente no álbum “Luar”, de 1981. Detalhe: João Gomes, hoje com 22 anos, nasceu em 2002, quando Gil já era um “senhor” de 60. E obviamente nem era “projeto de gente” quando o clássico chegou ao mercado no formato LP. A gravação se deu no estúdio de Gilberto Gil no Rio de Janeiro, com direção musical de Bem Gil e DG.
O Latin GRAMMY Sessions (capa acima) traz ainda o colombiano Juanes na regravação de seu sucesso “Es Por Ti”, ao lado da cantora porto-riquenha Gale; o também colombiano Carlos Vives (grande homenageado na edição deste ano do prêmio) cantando seu sucesso “Volví a Nacer”, com a compatriota Goyo; os cubanos Chucho Valdez e Cimafunk em “Mambo Influenciado” e a mexicana-chilena Mon Laferte cantando seu hit “Amor Completo” ao lado da também mexicana Bruses.
“Como parte das comemorações do nosso 25o aniversário, queríamos criar um projeto que se alinhasse com a nossa missão de transcender gerações, geografia, gêneros e estilos artísticos”, diz Manuel Abud, CEO da Laras. “Somos gratos a esses artistas que compartilharam seu tempo e talento artístico conosco para ajudar a elevar a música latina em todo o mundo e apoiar a próxima geração de criadores de música latina”.
O projeto também encerra as comemorações do 25o aniversário do Latin GRAMMY, que contou com uma série de eventos incluindo exposições, concertos e homenagens em Los Angeles, Buenos Aires, Cidade do México, Málaga, San Juan e Miami, além de mercadorias oficiais, anúncios de tributo, e uma ampla campanha de marketing ao ar livre em Miami, cidade sede do evento.
As sessões completas do Latin GRAMMY: 25 Anos estarão disponíveis exclusivamente através do canal do Latin GRAMMY no Facebook, e as apresentações individuais estão disponíveis como Instagram Reels em A Academia Latina da Gravação e nas contas dos artistas no Instagram.