Destaque

Cordão da Bola Preta agita o carnaval no Rio

bola preta

Fundado há 102 anos, o Cordão da Bola Preta é o mais tradicional e mais conhecido bloco do Rio de Janeiro. Nesta semana, a banda do bloco faz um pré-carnaval, “um baile muito animado”, como dizem os integrantes, no Centro Cultural João Nogueira – Imperator (no Méier, zona norte do Rio de janeiro), dentro do projeto Quartas Brasileiras. A apresentação, que deve receber mais de 700 pessoas (lotação da casa), acontece na quarta-feira, 19, às 16h. Este será o quarto baile pré-carnaval com o bloco, que lotou a casa nas edições anteriores.

Fundado em 1918, o Cordão da Bola Preta sempre teve uma banda de carnaval própria formada por associados, músicos militares e frequentadores do clube. A partir da década de 1950, com a inauguração da sede própria na Avenida Treze de Maio (centro do Rio),  o Bola organizou uma banda com músicos profissionais de forma a valorizar seus desfiles e bailes de carnaval, a maior das suas festas e razão da existência. Com o passar dos anos, principalmente a partir de 1975, a Banda do Cordão da Bola Preta passou a tocar não só nos eventos do bloco, como também em todos os grandes bailes de carnaval da Cidade Maravilhosa.

No show do Imperator e nas outras apresentações que a Bola Preta fará no carnaval do Rio (tradicionalmente o grupo sai na sexta e sábado, pelas ruas do centro da Cidade Maravilhosa), o bloco vai animar o público ao som de marchinhas consagradas como “Mamãe, Eu Quero”, “A Jardineira”, “Me Dá Um Dinheiro Aí”, “Alá-lá-ô” e, claro, “A Marcha do Cordão da Bola Preta”, considerada o hino da agremiação, composta por Nelson Barbosa e Vicente Paiva.

Com a revitalização do carnaval nos anos 2000, a Banda do Cordão da Bola Preta passou a se apresentar, antes e durante os dias de folia, na capital (claro) e  em cidades do interior do estado do Rio de Janeiro. No último sábado, 15, a banda esteve em Duque de Caxias e em dois eventos no Rio de Janeiro.

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo