Um dos “heróis” da resistência do rock nacional, a banda Detonautas lançou seu primeiro álbum em 30 de setembro de 2002 — à época pela WEA, hoje Warner Music. De lá pra cá a banda acumulou hits, polêmicas protagonizadas por seu líder Tico Santa Cruz, e shows em todo território nacional e alguns países no exterior — incluindo festivais nacionais e internacionais como Rock in Rio e Lollapalooza.
Em 2010 a banda lançou, pela Warner, um acústico cujos números impressionaram o mercado. Músicas com mais de 70 milhões de visualizações no YouTube. Canções eternas. Depois desse lançamento a Detonautas passou 10 anos trabalhando de forma independente, período em que lançou discos como “A Saga Continua” e “Álbum VI”, este com sucessos como “Um Cara de Sorte”, “ Por Onde Você Anda” (feat. Lucas Lucco) e “Você Vai Lembrar de Mim”, com a participação de Alcione. No final de 2019, Tico Santa Cruz e companheiros assinaram com a Sony Music, companhia pela qual lançaram dois discos, ambos no período da pandemia, “Álbum Laranja” (com crônicas políticas) e “Esperança”, ambos no período da pandemia.
Agora, devido à recente marca de 20 anos ininterruptos de carreira, a banda e a Sony Music anunciam a gravação de um projeto especial em áudio e vídeo, no formato acústico. Nos dias 10 e 11 de fevereiro próximo, os roqueiros se apresentam no teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro, em show reunindo seus grandes sucessos e canções dos discos lançados entre 2010 e 2022. “Nossa história toda estará sendo contada nesse palco” adianta Tico Santta Cruz. Até agora, estão confirmadas as participações de Badauí (CPM22), Lucas Silveira (Fresno) e Di Ferreiro (Nx Zero), o que denota que a geração que emplacou nos anos 2000 estará representada também nesse registro.
“Não é fácil escolher um repertório em meio a tantas canções inesquecíveis que marcaram gerações”, lembra Fábio Brasil, baterista da banda. “Vamos levar nossos fãs numa viagem aos melhores momentos de nossa história e fazer um show histórico”, c0mpleta o guitarrista Renato Rocha. Faixas conhecidas como “O Retorno de Saturno”, “Olhos Certos” e ‘Quando o Sol se For” devem entrar no setlist da gravação. A produção musical do audiovisual estará a cargo de Marcelo Sussekind e direção de vídeo será feita por Julio Loureiro.