Destaque

Diogo é atração em baile de carnaval no Viva Rio

Mantendo vivo o legado de seu pai João Nogueira, o cantor Diogo Nogueira comandará o Baile do Clube do Samba, marcando o início das atividades em comemoração aos 45 anos do movimento. Em uma grande folia de carnaval, a nova edição do Baile do Clube do Samba, acontece nesta quinta-feira pré-carnaval (08), às 20h, no VIVO Rio, com muito samba de raiz, marchinhas de carnaval e clássicos dos sambas de enredo. Os ingressos estão disponíveis no site da Sympla! Solte a sua criatividade para a noite do baile, pois a noite contará com um concurso de melhor fantasia.

“O Clube do Samba é de uma importância muito grande porque sempre preservou a cultura e a música popular brasileira. E um país precisa ter movimentos como esse, para mostrar que a nossa terra é tão rica, tão linda”, diz Diogo Nogueira. Para o baile, Diogo convida a cantora Sandra Sá e o tradicional Cordão do Bola Preta em uma noite de reverência ao samba e aos imortais carnavais da cidade. A abertura será da DJ Cris Pantoja. 

O Clube do Samba celebra 45 anos em 2024 e ganha diversas ações culturais e socioeducativas. Para enaltecer a sua importância, a Família Nogueira lança o Clube do Samba 45 anos, um movimento especial que promoverá ações o ano inteiro, com o apoio das empresas YDUQS, Unisys e Windsors. As atividades se iniciam com o baile e seguindo o ano com rodas de samba no verão, bloco de carnaval, espetáculo musical, oficinas para crianças e muito mais! O projeto foi desenvolvido por Clarisse Nogueira, do Clube do Samba, em parceria com Fernando Campos, do Grupo Prismah.

Para o Baile do Clube do Samba, a artista carioca Fernanda Massotti e o designer André Massotti criaram uma série de caricaturas que capturam a essência única do movimento. As imagens, inspiradas nos bonecos de Olinda e nos mamulengos, ganharão vida nos estandartes utilizados na cenografia de Guilherme Reis no evento. “Serão 10 caricaturas de personagens do Clube do Samba, além de uma homenagem especial ao Ziraldo, que durante anos foi o responsável pelas camisetas do bloco de carnaval”, conta a ilustradora.  Destaque para a caricatura de João Nogueira, criador do Clube em 1979, reverenciando seu papel fundamental na história do samba. 

Clarisse Nogueira, que atualmente está à frente do Clube do Samba ao lado da mãe Angela Nogueira, destaca que o movimento Clube do Samba 45 anos vem para contar toda a história de João Nogueira através da música. “O nosso objetivo é que o Brasil conheça o que é o Clube do Samba. Muito mais que um movimento, o clube traz entretenimento, cultura e promove ainda um projeto social que atende gratuitamente cerca de 120 crianças no subúrbio do Rio”, explica Clarisse. 


Enquanto as estações de rádio e televisão privilegiavam apenas as músicas de discoteca americana, João Nogueira no dia 5 de maio de 1979 criou o Clube do Samba para fortalecer as raízes brasileiras. O movimento sociocultural nasce como um espaço de resistência à “invasão” da música americana no país, de forma humilde, dentro da casa de João Nogueira, no Méier, zona norte do Rio de Janeiro. A atividade principal do Clube do Samba? Rodas de samba no quintal da residência, onde se reuniram os maiores compositores e cantores da história do samba. Ao longo da trajetória do clube, artistas como Beth Carvalho, Martinho da Vila, Alcione, Cartola, Elizeth Cardoso, Ivone Lara, Clara Nunes, entre tantos outros que fortaleceram a iniciativa. João Nogueira presidiu o Clube por 21 anos, até seu falecimento em 2000, quando Ângela Nogueira assumiu a presidência e continua até hoje, com o objetivo de perpetuar o samba e formar culturalmente crianças e adolescentes carentes.

Sucesso! é um portal de notícias pertencente à Editora Espetáculo, empresa com sede em São Paulo e escritório no Rio de Janeiro, responsável pelo site showbusiness.com.br e pelas newsletters Sucesso e-mailing, Show Business Express, Show Business Urgente e Disparo Show Business.

Copyright © 2017 Editora Espetáculo

Topo