Destaque

Ditto Music sobe novo álbum do Biquini Cavadão

biquini 30 novembro

A integradora Ditto Music acaba de disponibilizar nas plataformas digitais o novo álbum da banda Biquini Cavadão, “Através dos Tempos”. Formada por Bruno Gouveia, Carlos Coelho, Miguel Flores da Cunha e Alvaro Birita, a banda planejou este lançamento em 2020, quando completou 35 anos de estrada. Mas as turbulências do mercado musical, devido à pandemia da Covid-19, acabaram adiando um pouco os planos dos integrantes.

A propósito, em março de 2020, era para o Biquini Cavadão ter iniciado uma turnê pelo país comemorativa às três décadas e meia de velho e bom rock and roll, mas pelos motivos já citados tudo mudou. Mesmo assim, o Biquini Cavadão não parou. Os roqueiros lançaram o disco “Ilustre Guerreiro ao Vivo”, gravaram três videoclipes em casa, dois singles, participaram de diversas lives, entrevistas….  “O importante era não manter nossa mente em lockdown”, explica o guitarrista Carlos Coelho. Assim, desta maneira, conseguiram dobrar o número de seus seguidores nas redes sociais. Foi então neste momento que surgiu a ideia de um disco de inéditas.

“Era setembro de 2020. A queda no número de mortes e os resultados das pesquisas com vacinas contra Covid no mundo todo nos deram um sopro de esperança. Foi aí que pensamos em voltar aos palcos trazendo novidades, além de matar as saudades de tantas canções. ‘Até maio de 2021, todos estarão vacinados e poderemos voltar à vida normal’, a gente conversava…. Mas levou um pouco mais que isso, né?”, afirma Bruno Gouveia.

biquini 30 novembro capa

Capa do novo disco do Biquini Cavadão

Para a produção, a banda convidou Paul Ralphes, o galês que produziu o disco “Escuta Aqui” (2000) e boa parte  do disco “biquini.com.br” (1998). Paul, que não trabalhava com os rapazes há vinte anos, topou com uma condição: que fizesse o disco à distância. Nada de encontros entre ele e a banda. Todo material foi transmitido via internet, tudo discutido remotamente. Cada um, em seu canto, gravou o que precisava para o disco. “Os membros praticamente não se encontraram no estúdio, mas conversavam com frequência sobre os arranjos, os timbres e o desenvolvimento de cada faixa. Nem para as fotos promocionais e os primeiros videoclipes isso aconteceu. Fizeram os registros em horários diferentes, mantiveram o distanciamento necessário e coube depois aos designers e editores a tarefa de juntá-los. Amigos, separados pelo momento, mas atravessando juntos este tempo incerto”, explica o press release.

Por isso mesmo, o disco traz em sua essência, um recado de otimismo, resiliência e perseverança. Ao longo de suas nove faixas, a banda discorre sobre esses assuntos, com a certeza de que, de um jeito ou de outro, superaremos as crises que nos acometem. Sempre antenados, já apresentaram mais da metade do álbum em singles lançados desde julho deste ano. “Queríamos apresentar o disco junto com nossa volta aos palcos. Por isso, fomos administrando estes lançamentos, além de dar o gostinho aos fãs do que viria por aí”, explica o baterista Alvaro Birita.

No álbum se encontram as já lançadas “Nada é Para Sempre”, uma oração em ritmo de rock; a doce “A Vida”; a alegre e crítica “A Gente É O Que É”; a balada resiliente “Eu Não Vou Recuar” e o pop solar de “Colhendo Flores”. A elas, se juntam a suave canção “A Manhã”; o rock “Dois Polos”, que aborda o transtorno bipolar; a levada folk rock libertária de “Me Sorria com Seu Rosto Inteiro” e a curiosa história da faixa título, um reggae-pop que narra o dia em que Bruno Gouveia se declarou para sua mulher, dez anos atrás.

Ouça as faixas de “Através do Tempos”, novo álbum do Biquini Cavadão:

 

Topo