Na última sexta-feira, dia 1º, chegou às plataformas digitais “Prosa e Papo”, single que antecede o lançamento do novo álbum do compositor, cantor e arranjador Dori Caymmi. A gravação tem a participação do MPB4 nos vocais.
“Prosa e Papo” é da safra mais recente de canções compostas com o poeta e compositor Paulo César Pinheiro, parceiro mais frequente de Dori Caymmi há mais de cinco décadas. “Esse disco começou sob a influência do papai, das coisas que ele dizia pra nós. Uma delas era ‘carrapixo é mato, carrapato é bicho’. Essa frase ficou na minha cabeça desde a minha infância. A partir dela o Paulinho fez ‘Prosa e Papo’, que também vai ser o nome do disco”, conta Dori, filho do meio de Dorival Caymmi.
A relação com o MPB4 começou quando Dori convidou o quarteto para participar da trilha sonora da novela “Gabriela”, estrelada por Sônia Braga (exibida em 1975, na TV Globo), da qual era um dos arranjadores. “Achava lindo aquele uníssono que eles faziam”. Na década de 1980, Dori Caymmi viria a assinar o arranjo da gravação do MPB4 para ‘É D’Óxum’ (Gerônimo), outro grande marco na carreira do grupo.
Das 11 canções do álbum “Prosa e Papo”, produzido pelo baixista e arranjador Jorge Helder, oito são inéditas: além de Paulo César Pinheiro, Roberto Didio divide com Dori a autoria de outras duas canções. Além do MPB4, o projeto que chega às plataformas em abril reúne convidados como Joyce Moreno, Zé Renato, Renato Braz, João Cavalcanti e Mônica Salmaso (com quem Dori Caymmi dividiu o álbum “Canto Sedutor”, de 2022). “Eu penso sempre no que vai ficar bom pra música, nas vozes que vão casar bem com o que eu estiver fazendo”, finaliza Dori, com a sabedoria de quem já contabiliza 63 anos de música e 80 de vida.
Ouça “Prosa e Papo”, álbum de Dori Caymmi (feat. MPB4):