Destaque

Ecad homenageia Cazuza, que faria 65 anos nesta terça

cazuzaaa

Nascido no dia 4 de abril de 1958, Cazuza, se vivo, completaria 65 anos nesta terça-feira. Apontado como um dos ícones da Música Popular Brasileira, o artista carioca, cuja obra passeia pelo pop, rock e blues, morreu aos 32 anos anos, em 1990, por complicações decorrentes da Aids (à epoca uma doença ainda sem cura).  Apesar de sua partida precoce, suas canções continuam bastante executadas em rádios e no ambiente online e sua obra mantem-se influenciando as novas gerações.

Para resgatar o legado musical do cantor que explodiu nacionalmente como vocalista do Barão Vermelho e depois optou pela carreira solo, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou a data para fazer um levantamento sobre os seus dados musicais cadastrados na gestão coletiva no Brasil. “Cazuza foi cantor, compositor e poeta e tem 230 obras musicais e 272 gravações. Suas obras musicais são as composições deixadas por ele, contendo letra e/ou melodia. Já as suas gravações são os registros que deixou de obras musicais que estão disponibilizadas ao público no formato digital, que podem ser ouvidas nas diferentes plataformas, ou no formato físico, como nos DVDs e CDs”, explica o órgão.

“Codinome Beija-Flor” é a música de sua autoria que tem mais regravações cadastradas até o momento. Já “Exagerado” (vídeo oficial abaixo) foi a sua canção mais tocada no Brasil nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública de música. Outra curiosidade sobre Cazuza (cujo nome real era  Agenor de Miranda Araújo Neto) é que seu parceiro Frejat, com quem integrou a banda de rock Barão Vermelho e compôs grandes sucessos, foi o intérprete que mais gravou suas músicas.

Mesmo Cazuza tendo morrido há tanto tempo, os direitos autorais de execução pública sobre sua obra são garantidos pela lei federal 9.610/98, que determina que os herdeiros recebam os rendimentos por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias). “É importante destacar também que Cazuza recebe seus direitos autorais porque, além de continuar filiado à gestão coletiva da música no Brasil, os canais e espaços que utilizam músicas, como rádio, TV, cinema, estabelecimentos comerciais, plataformas digitais, casas de festas, shows e outros locais de frequência coletiva, pagam pelo licenciamento musical. Se não houvesse o pagamento dos direitos autorais, compositores e artistas não poderiam receber os valores por suas músicas”, destaca o Ecad.

Músicas de autoria de Cazuza mais tocadas nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Shows, Sonorização Ambiental, Música ao vivo, Casas de Festas e Diversão, Carnaval etc.)

Posição Música Autores
1 Exagerado Cazuza / Ezequiel Neves / Leoni
2 Malandragem Cazuza / Frejat
3 Bete balanço Cazuza / Frejat
4 Codinome beija-flor Reinaldo Arias / Cazuza / Ezequiel Neves
5 Pro dia nascer feliz Cazuza / Frejat
6 O tempo não para Cazuza / Arnaldo Brandão
7 Faz parte do meu show Cazuza / Renato Ladeira
8 Maior abandonado Cazuza / Frejat
9 Preciso dizer que te amo Cazuza / Bebel Gilberto / Dé Palmeira
10 Ideologia Cazuza / Frejat

 

Ranking das músicas de autoria de Cazuza mais regravadas:

Posição Música Autores
1 Codinome beija-flor Reinaldo Arias / Cazuza / Ezequiel Neves
2 Exagerado Cazuza / Ezequiel Neves / Leoni
Pro dia nascer feliz Cazuza / Frejat
3 Bete balanço Cazuza / Frejat
4 Brasil Nilo Romero / Cazuza / George Israel
5 Malandragem Cazuza / Frejat
6 O tempo não para Cazuza / Arnaldo Brandão
7 Faz parte do meu show Cazuza / Renato Ladeira
8 Por que a gente é assim Ezequiel Neves / Cazuza / Frejat
9 Preciso dizer que te amo Cazuza / Bebel Gilberto / Dé Palmeira
10 Todo o amor que houver nessa vida Cazuza / Frejat

 

 

Topo