Destaque

Em show, UBC vai homenagear paraense Dona Onete

dona onete

Foto de Wada Marques

A União Brasileira de Compositores (UBC) realizará no Theatro da Paz, em Belém, no dia 22 deste mês, a segunda edição do “Troféu Tradições”, como forma de reconhecimento do trabalho de artistas da música nacional. Neste ano, o evento, que acontecerá no dia do aniversário de 80 anos da UBC, homenageia a cantora e compositora Dona Onete. Estrela responsável por sucessos como “No Meio do Pitiú”, “Jamburana” e “Banzeiro”, a artista de 82 anos soma mais de 300 composições e segue compondo boleros e tantas outras nos gêneros carimbó “chamegado”, “bangüês”, “lundus”, entre outros.

“Estou radiante de felicidade. Todas as homenagens que quiserem me fazer, que façam em vida, que eu quero ver o quanto eu sou querida (risos). Fico muito feliz por um reconhecimento desse que é de ordem nacional. Nunca pensei que isso ia acontecer comigo. Eu sou de Cachoeira do Arari (interior do Pará), caí de paraquedas na música. É uma honra muito grande poder representar o povo do Pará e da Amazônia.”, comenta a artista, que lançou seu primeiro álbum aos 72 anos.

A homenageada fará um show presencial, com venda de ingressos, e transmissão ao vivo pelo canal da UBC no YouTube. A apresentação contará com participações especiais de Fafá de Belém, Jaloo, Mestre Damasceno, Lucas Estrela, Félix Robatto, Aqno e o grupo de Carimbó Sancari. A direção ficará a cargo de Batman Zavareze, artista visual e designer responsável por trabalhos com Marisa Monte, Los Hermanos, Roberto Carlos, Rubel, Tribalistas, dentre outros.

paulo sergio valle

Paulo Sérgio Valle, Diretor Presidente da UBC, fala sobre a homenageada: “Dona Onete é a tradição que não tem tempo, que se renova como o vento, e nos surpreende a todo momento”. O Diretor Executivo Marcelo Castello Branco reforça o compromisso da UBC em valorizar a pluralidade da música brasileira: “O Troféu Tradições deste ano vai para o Pará — e o carimbó, outra expressão da excelência e diversidade da riqueza da música brasileira exemplarmente representada pelo talento e coragem de Dona Onete, uma vida dedicada à cultura e à música. Seguimos com nosso propósito de valorizar a pluralidade e singularidade de nossos titulares em suas maiores capacidades”.

Esta é a segunda vez que o troféu homenageia uma compositora. Na primeira edição do prêmio, em 2021, a UBC homenageou Anastácia, conhecida como “Rainha do Forró”. Natural do Recife, a artista é parceira de Dominguinhos em mais de 250 canções. Segundo dados divulgados na edição deste ano do estudo “Por Elas Que Fazem a Música”, realizado pela própria UBC, em 2021, dos quase 8 mil novos associados, 18% foram mulheres. Neste mesmo ano, elas representaram 16% do quadro total de associados, o que corresponde a um aumento de um ponto percentual em relação aos 15% de mulheres de 2020. Porém, mesmo com o aumento no número de associadas, pelo terceiro ano consecutivo, o valor distribuído para mulheres continua estagnado em 9%, e entre os 100 titulares com maior rendimento vindo do exterior, apenas 13 são mulheres.

Ouça “No Meio do Pitiú”, um dos sucessos de Dona Onete:

 

Topo