As feiras internacionais de música – casos do Midem, Womex e South By SouthWest – estão entre as principais ferramentas de promoção da produção brasileira no exterior. São espaços em que se criam oportunidades de negócios de promoção e exposição de produtos e serviços, além de proporcionar a ampliação e diversificação de mercados. É nas feiras que os expositores (representantes dos mais variados negócios da música) de vários países se encontram para a abertura de novos mercados, ampliação de redes de relacionamento e canais de distribuição, conhecer novas plataformas tecnológicas, para conhecer programadores de festivais e casas de espetáculo, fazer contato com a imprensa internacional, promover festivais nacionais, vender shows de seus representados etc. Estes e outros temas serão abordados na palestra que a especialista em eventos internacionais de música, Célia Giglio, vai ministrar nesta quinta-feira, dia 23, das 10h às 12h, no Centro de Pesquisa e Formação – SESC/SP – Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, Bela Vista. As inscrições podem ser feitas no local, nas unidades do SESC/SP ou pelo site: http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/
Graduada em Marketing, com 15 anos de experiência no setor cultural, Célia Giglio atua com consultoria e formação na área de gestão cultural, com foco no desenvolvimento de negócios criativos no setor musical. É sócia-proprietária da empresa MG Negócios e Eventos Criativos. Entre outros, desenvolveu e implementou o programa de internacionalização da música brasileira no exterior atualmente intitulado Brasil Music Exchange (BME), convênio firmado entre a associação Brasil Música e Artes (BM&A) e a Apex-Brasil. Desenvolveu parcerias institucionais com organismos nacionais, como Sebrae (MG, RJ e BA), Ministério da Cultura e secretarias de cultura de vários estados.
A palestra de Célia Giglio tem por objetivo apresentar de forma dinâmica os passos que estão inseridos no planejamento que envolve a participação em uma feira internacional. “A palestra será de extrema importância para esclarecer as dúvidas de representantes de selos e empresários artísticos com interesse no mercado internacional, seja para licenciamento ou realização de shows (independente de se tratar de um nome que atua em nichos ou de artistas populares)”, diz a palestrante.