ALCAM (Aliança Latino-Americana de Autores de Música) promoveu na semana passada no Memorial da América Latina, na capital paulista, sua assembleia anual ordinária. O evento, que celebrou dez anos de atividades da entidade, debateu questões de interesse dos autores latino-americanos e elegeu uma nova diretoria para os próximos três anos. O encontro aconteceu nos últimos dias 17 e 18 de agosto e ao final foi nomeada a seguinte diretoria para o triênio: Presidente: Juca Novaes (Abamus Brasil), Vice Presidente: Magdalena Matthey (Chile), Secretário: Diego Drexler (Uruguai), Tesoureiro: Geraldo Vianna (UBC Brasil), Diretor de Gestão Territorial: Carlos Simões (Argentina), Diretora de Gênero e Diversidade: Monica Velez (México).
A ALCAM foi criada em São Paulo em 2012 com o objetivo de promover os direitos e apoiar os criadores de música dos países de língua latina. Dentre os seus principais objetivos da entidade, estão estabelecer vínculos com sociedades e organizações de gestão de direitos de propriedade intelectual; promover o reconhecimento do trabalho criativo de autores e criadores, além de gerar espaços de conhecimento e compartilhamento de informações que beneficiem os compositores da região.
Além de representantes de Associações de Gestão Coletiva, como Alejandro Guarello da SCD (Chile), Diego Drexler da AGADU (Uruguai), Monica Velez da SACM (México) e Danilo Caymmi da ABRAMUS (Brasil), o evento contou com a participação de compositores brasileiros, como Daniel Carlomagno, Salgadinho, Keko Brandão, Daisy Cordeiro e Ivo Mozart. Temas como a baixa remuneração e a busca por alternativas para os autores e artistas independentes no ambiente digital, foram alguns dos destaques do encontro, que reuniu representantes da Argentina, Brasil, Chile, México, Paraguai e Uruguai, além das participações online de autores da Guatemala, Equador e Costa Rica, totalizando nove países envolvidos.
Ao longo destes dez anos, a ALCAM vem promovendo oficinas de treinamento e seminários para compositores e músicos latino-americanos, que não apenas introduzem conceitos sobre o direito autoral e suas proteções, mas também tratam de questões artísticas, como a criação de obras musicais e produção musical.