Neste sábado, dia 23, acontece mais edição da ViradaSP Online, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. O evento será realizado em parceria com a cidade de Peruíbe e irá transmitir, a partir das 12h, diversas atrações ao vivo pela plataforma #CulturaEmCasa. Desta vez, o público poderá conferir as apresentações dos cantores e compositores Marcelo Falcão (21 horas) e Jorge Aragão (17h30), entre outras atrações. O evento consolidou-se no calendário cultural do estado de São Paulo, reunindo grandes nomes de diferentes linguagens artísticas e divulgando a cultura local das cidades paulistas para todo Brasil.
A cidade de Peruíbe, no litoral sul do estado, foi selecionada a partir de chamada pública realizada por intermédio do programa #JuntospelaCultura e, com as transmissões deste final de semana, o público poderá conhecer um pouco mais da expressiva cultura local. Além de Peruíbe, foram selecionados os seguintes municípios por intermédio do #JuntospelaCultura2020: Araçatuba, Santa Bárbara D´Oeste, Marília, Caraguatatuba, Guaratinguetá, Bauru, Indaiatuba, Itapetininga, Mauá, Presidente Prudente, Rio Grande da Serra, São José do Rio Preto, Sertãozinho e Votuporanga.
Com a impossibilidade de realizar o evento presencialmente, a Secretaria reformulou a proposta para fazer a Virada SP no formato virtual, de modo a manter o evento. Em 2020 ano, a primeira foi realizada em parceria com a cidade de Salto. E a segunda com municípios do Vale do Futuro – Iporanga Registro, Apiaí e Eldorado. Além dos artistas locais, os eventos reuniram várias atrações como Elza Soares, Paulo Miklos, Amilton Godoy, Ellen Oléria, Pato Fu, Pitty e Garotos Podres. Também foram realizadas outras cinco #ViradasSP Online em parceria com as cidades de Rio Grande da Serra, Marília, Santa Bárbara D´Oeste e Araçatuba e Caraguatatuba com participação de artistas como Letrux, as bandas Mato Seco, Pedra Branca, Supla, Benito de Paula, Ana Cañas e Karol Conka, Rolando Bodrin, Roberta Campos, Margareth Menezes, entre outros.
“O formato digital, via plataforma #CulturaEmCasa, permite difundir amplamente e de forma gratuita a produção cultural das mais variadas linguagens de todas as regiões de São Paulo para o restante do Brasil e para outros países, além de apresentar e destacar as características turísticas de cada cidade selecionada no programa #JuntospelaCultura. E este é o objetivo tanto da #ViradaSP Online como da plataforma”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.
PROGRAMAÇÃO VIRADASP ONLINE 23/01:
12h: Terra indígena Peruíbe – Aldeia Bananal
13h: Iara Rennó – Macuna trio
14h30: Duo de voz e violão, com Nanne e Rogério
15h30: Juliar
16h30: Milton Rodrigues
17h30: Jorge Aragão
19h: Walkiria Panicali
20h: Banda 4 Cilindros
21h: Marcelo Falcão
22h30: Brisa Flow e Banda
23h30: Da Ghama