Destaque

Festival no Rio reúne músicos como Hamilton de Holanda

festival movimenta

O Brasil é celeiro de ótimos músicos, muitos deles com carreira internacional. Pra homenagear esta importante parcela da classe artística, a casa de espetáculos Vivo Rio, na capital fluminense, realiza de sexta a domingo desta semana o Festival Movimenta (cartaz acima). O objetivo é apresentar encontros inéditos com ícones da música instrumental nacional. As apresentações elaboradas especialmente para o evento reúnem nomes como Hamilton de Holanda, que encontra a saxofonista carioca Daniela Spielmann e o mestre de bateria Macaco Branco e seu conjunto ‘Sapucaí Carioca Groove’; e  Mestrinho e Carlos Malta & Pife Muderno, que apresentam a revelação do acordeon, Karol Maciel.

Uma das performances tem por título ‘Mestres do Ritmo’, e pretende colocar o público para dançar ao reunir Marcos Suzano, Pretinho da Serrinha e Pandeiro Repique Duo, recebendo a talentosa Negadeza e os ‘Mestres do Groove’ com os baixistas Michael Pipoquinha, André Vasconcellos e Thiago Espirito Santo. O evento terá ainda espaço para o jazz moderno de Amaro Freitas com o multi-instrumentista carioca Antonio Neves; e contará ainda com o mineiro Toninho Horta, que se une ao guitarrista Daniel Santiago e o baterista Antonio Loureiro apresentando a jovem flautista brasiliense Thanise Silva.

O Festival Movimenta acontece dentro do projeto Blue Note Series, que surgiu da parceria do Vivo Rio, a mais tradicional casa de espetáculos do Rio de Janeiro, e o Blue Note, o club de jazz, blues e música de excelência do mundo, que costuma trazer grandes nomes da música instrumental nacional e internacional para apresentações inéditas. Dentro do projeto também serão realizadas oficinas ministradas pela escola de entretenimento Music Rio Academy, comandada por Anita Carvalho. “Serão três dias intensos de muita aprendizagem e música instrumental brasileira”, informam os organizadores.

Topo