Sediado em Ribeirão Preto, interior paulista, o João Rock — realizado no Parque de Exposições da cidade — se consagrou como um festival genuinamente brasileiro, que recebe anualmente os principais nomes do rock nacional e seus subgêneros em um único dia, em uma maratona musical non stop. Desde 2014, o evento esgota seus convites cerca de 30 dias antes de sua realização.
A edição de 2020 deveria ter sido realizada ontem, dia 6, mas acabou adiada para 12 de setembro devido à pandemia de coronavírus. Entre os destaques do line-up da edição deste ano estão os encontros e shows especiais que serão realizados exclusivamente para o festival – que este ano trará no Palco Brasil uma homenagem ao Rio de Janeiro com Gabriel, o Pensador, Cidade Negra, Marcelo Falcão, Barão Vermelho, Planet Hemp e Erasmo Carlos.
Enquanto não chega o grande dia do evento presencial, os organizadores do João Rock anunciam a realização do seu primeiro evento virtual intitulado “João Rock e Você” — no dia 20 de junho, a partir das 16 horas, com transmissão pelo YouTube e pelas rádios 89 FM (São Paulo e Goiânia) e Rádio Cidade (Rio de Janeiro). A programação terá Alceu Valença, Poesia Acústica, Humberto Gessinger, Raimundos, Marcelo D2 e CPM22.
A apresentação das atrações e entrevistas acontecerá sob o comando do humorista Mauricio Meireles com direção artística de Diego Pignataro. “A ideia é levar muita música, humor e a energia do festival para as casas dos fãs do João Rock. Cada atração estará em sua casa ou estúdio de ensaio, em suas respectivas cidades em várias partes do país, para que tenhamos um evento seguro, alegre e dinâmico”, conta Marcelo Rocci, um dos organizadores do evento.