Destaque

Genildo Fonseca e Dedé Paraízo promovem “Folia Virtual”

genildo e dedé 1

Nas últimas décadas, Genildo Fonseca vem se destacando como um dos principais empresários do mercado artístico. À frente de sua empresa, Circuito Produções, Genildo realiza eventos, produz singles e álbuns, edita obras musicais, comercializa atrações artísticas e, sobretudo, gerencia carreiras de sucesso, em especial a do cantor e compositor Toquinho.

No ano passado, ele firmou uma parceria “criativa” com o músico Dedé Paraízo, integrante do grupo Demônios da Garoa e autor de centenas de obras, algumas gravadas por nomes importantes da música, como Sergio Reis e Zeca Pagodinho. E a canção “O Mês de Agosto” surgiu como um presente que Genildo Fonseca recebeu de Dedé. Acostumado a escrever uma poesia a cada mês para seus amigos de faculdade, Genildo se surpreendeu com uma mensagem musical de Dedé Paraízo, que fez um belo samba com o poema. Animado com o fato, o empresário decidiu publicar este single nas plataformas digitais e comprometeu-se com o parceiro a criar novas composições.

Uma amostra do que ambos estão desenvolvendo foi lançado na semana passada, o oportuno samba-enredo “Folia Virtual”, mais uma vez com letra de Genildo e melodia de Dedé. A seguir, os autores falam da parceria:

Portal Sucesso! Falem sobre o surgimento da parceria?
Genildo Fonseca:  Sempre gostei de escrever, de fazer relatos de viagens e de vez quando fazer poesias. Passei a escrever uns versinhos pros amigos da Faculdade de Direito (minha turma de 1972), pra homenagear os aniversariantes do mês, evitando a mesmice do “Parabéns a Você” e passei a incluir as efemérides do período. Em agosto do ano passado,  pra minha surpresa, o Dedé Paraízo leu o poema na minha página do Facebook, que falava do suicídio do Vargas, da renúncia do Jânio, das cadelas no cio, da triste passeata da morte pela pandemia e me presenteou com uma linda melodia. Eu fiquei muito feliz, sempre trabalhei com música, tenho uma editora, contato permanente com numerosos autores, mas nunca tive a pretensão de entrar neste universo. Aquela canção veio em forma de presente e desafio num período tão difícil e cheio de incertezas. Então sugeri ao Dedé criarmos o “Calendário Musical”, com lançamento de uma música nova por mês, contando os fatos mais relevantes do período — e acompanhando a evolução da Covid 19 –, emoldurado por uma obra de arte cedida por artistas plásticos aos quais aproveito para agradecer, porque enriqueceram o projeto e trouxeram o clima dos velhos LPs: Marina Oliveira, João Carlos Pecci, Elifas Andreato, Newton Mesquita, Sérgio Ricardo( através de sua filha Marina) e Nanda Stefani.
Dedé Paraízo: Aqueles versos de “O Mês de Agosto” me chamaram atenção. Quando descobri o autor, fiquei muito entusiasmado porque sou amigo do Genildo e fizemos muitos shows solos desde o lançamento do meu álbum “Estrada do Sol” — e outros com os Demônios da Garoa. No início, gravei em casa, voz e violão; depois, passamos para um estágio mais sofisticado, em estúdio e com participação de músicos. Encerramos este ciclo com o “Mês de Fevereiro/ Folia Virtual”, gravada no Estúdio Baeta. Cantei, fiz o arranjo, toquei violão de 6 e de 7 cordas, dois cavaquinhos e ainda trouxe o Sergio Barba e o Bolinha na percussão, além da cantora Teca Maris, que recentemente participou do “The Voice Brasil”.

folia capa

Capa do single “Folia Virtual”, referente ao mês de fevereiro do projeto “Calendário Musical”

Portal Sucesso! Falem um pouco mais sobre “Folia Virtual” e sobre este projeto envolvendo produções mensais de músicas compostas a quatro mãos.
Genildo Fonseca: O acontecimento mais importante de fevereiro é o Carnaval, que foi adiado. Quis retratar a alegria do povo que teria que buscar outra forma de folia na ‘Avenida Virtual’, com a preocupação da variante e a esperança da vacinação geral. É bacana a mensagem de esperança que fica no refrão: ‘E por isto cantem todos / Cantem com muita energia / Há de haver novo horizonte / No raiar de um novo dia…” Gostaria de dizer ainda que, pra mim, é um privilégio estar ao lado deste grande artista, parceiro de Wando, Almir Guineto e Paulinho Rezende, entre tantos outros, com mais de 500 composições no currículo — e mais de 200 delas gravadas.
Dedé Paraízo:  Fizemos com carinho sete canções e agora achamos melhor dar uma pausa, sem abandonarmos a parceria que deu certo. Nosso desafio maior foi vencido: entregar sempre, no início de cada mês, algo novo, revelador, para distribuição através da plataforma ONErpm.

Portal Sucesso! Além da parceria nas músicas, o que mais fizeram no período de pandemia?
Genildo Fonseca:  Tive que mudar muitos planos. Na Circuito, no ano passado, tivemos mais de 70 shows cancelados. Além do “Calendário”, fiz uma série de entrevistas com 15 artistas pela Circuito Play; criamos pela Circuito Musical (através da Hotmart) “Toquinho: Minha História em 20 Canções” e iniciamos um novo projeto de animação com o título “Um Menino Chamado Toquinho” , a convite da produtora Búfalos, além do “Fábulas”, distribuído pelo MEC.
Dedé Paraízo: “Continuei meu trabalho quase diário de compositor e tive o prazer de fazer muitos shows para pequenas plateias, mostrando meu trabalho como músico, intérprete e compositor”.

Ouça o samba-enredo “Folia Virtual”, com Dedé Paraízo:

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo