Destaque

Há 30 anos, o funk começava a estourar no país

funk malr

Há pelo menos cinco anos, o funk rivaliza com o sertanejo pelo posto de gênero musical mais ouvido no Brasil. E esta história de sucesso deste tipo de som nascido nos morros cariocas e periferia paulistana começou há 30 anos.  Em 1989 o DJ Marlboro lançava o LP “Funk Brasil”, que foi muito importante para a mudança da história da música urbana no Brasil, dando vida ao funk. Ao longo dessas três décadas, esse gênero genuinamente brasileiro foi ganhando espaço ano a ano. E em 2019, para comemorar essa data tão especial, o Spotify lança a playlist Funk 30 anos, feita especialmente com a curadoria do Mc Marcinho, contando a história dos 30 anos do funk através de hits icônicos.

Além da playlist especial em comemoração à data, são mais de 20 playlists dedicadas ao funk com curadoria do Spotify na plataforma, entre elas a Funk Hits, com quase 3 milhões de seguidores e que reúne os maiores sucessos do estilo, Bonde do Funk, com 1,7 milhão de seguidores, além da Baile Novo, com novos talentos do gênero, e Clássicos do Funk, pra relembrar os grandes sucessos das décadas passadas.

A mistura de batidas, a influência de outros gêneros e, claro, a tecnologia e principalmente a criatividade de suas letras e melodias ajudaram o funk a chegar a três décadas de vida mais vivo do que nunca e bombando entre as músicas mais ouvidas do Brasil no Spotify. Prova disso é que o funk, ao lado do sertanejo, é o gênero musical mais ouvido na plataforma nos últimos anos e cresceu em média 51% ano a ano desde 2014, quando o Spotify chegou ao Brasil.

O funk foi tomando espaço ao longo dessas três décadas, evoluindo junto com o mercado da música. Com a consolidação do streaming, ele se popularizou ainda mais, conquistando novos públicos e deixando de ser um gênero e um estilo de vida só do Rio de Janeiro para ganhar o Brasil e o mundo. Outro fator que reforça esse poder do funk é o nascimento – e o sucesso – de subgêneros desse segmento, como o funknejo e o brega funk.

kevinho2-min

De acordo com o Spotify, as faixas de funks mais ouvidas pelos assinantes do serviço (e provavelmente pelos clientes de outros serviços do gênero) são, na ordem de primeiro a décimo lugares: “Bum Bum Tam Tam” (J Balvin, Juan Magán, MC Fioti, Stefflon Don), “Olha a Explosão” (MC Kevinho), “Vai Malandra” (Anitta, DJ Yuri Martins, Maejor, Mc Zaac, Tropkillaz); “Amor de Verdade'” (MC Kekel, MC Rita), “Joga o Bum Bum Tam Tam” (MC Fioti), “Agora Vai Sentar” (MCs Jhowzinho & Kadinho), “Fazer Falta” (MC Livinho), “Fuleragem” (MC WM), “Parado no Bailão” (MC Gury, MC L da Vinte) e “Bola Rebola” (Anitta, J Balvin, Mc Zaac, Tropkillaz).

Ainda segundo o Spotify, os países que mais consomem o gênero na plataforma são o Brasil (com destaque para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), Estados Unidos, México, Portugal, Argentina, Espanha, Alemanha, Chile, Paraguai e Reino Unido.

Ouça “Bum Bum Tam Tam”, a nº 1 entre as faixas de funk mais ouvidas no Spotify:

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo