Destaque

Hamilton de Holanda lança álbum com pianista cubano

Músico brasileiro que está entre os mais premiados — ele ganhou, por exemplo, três vezes o Latin GRAMMY, além de ter sido indicado várias outras vezes –, Hamilton de Holanda está promovendo o projeto “Collab”. O novo álbum representa o encontro entre os prestigiosos estilos de jazz afrocubano e brasileiro, personificados pelo talento do bandolinista carioca e pelo pianista afrocubano Gonzalo Rubalcaba, conhecido por sua técnica impecável e inovação rítmica.

Neste projeto, ao longo de 11 faixas, os dois artistas mergulham em um “rio caudaloso de improvisação e criatividade, proporcionando uma experiência auditiva única e envolvente”, como destaca o press release. “Juntos, eles criaram um álbum que é, ao mesmo tempo, complexo e acessível, desafiador e agradável. “Collab” é uma jornada musical através de paisagens sonoras variadas, enraizada em suas ancestralidades africanas comuns, onde cada faixa oferece uma nova descoberta”.

“Há muitos anos que escuto o piano de Gonzalo Rubalcaba. Ele é um desses músicos que a gente ouve e já sabe quem está tocando. Sempre nutri a vontade de um dia tocar com ele, porque achava que fazia coisas que eu reconhecia na minha visão de música, principalmente pelo sotaque nacional e o olhar internacional“, diz Hamilton.

Gonzalo, considerado um dos maiores pianistas do século 20, também comenta: “Depois de algum tempo desejando que este encontro acontecesse, felizmente ele se tornou possível. Realizamos o show ‘Duos’, com uma apresentação no Rio de Janeiro e outra em São Paulo, no qual executávamos composições de Hamilton, algumas minhas e outras que ambos amamos da música brasileira, entre outras coisas. Isso serviu como um preâmbulo para pensar seriamente em ir a um estúdio de gravação e registrar a música para um projeto que chamamos de ‘Collab'”.

O cubano cintinua: “Não poderia ter um nome melhor, pois é justamente nas colaborações que sinto que mais ganhamos. Você ganha experiência, sabedoria, conhecimento, porque é o momento de compartilhar, compartilhar ideias, compartilhar conceitos, claro, música, espaços, sons, texturas, sonhos e também nervos. Tudo isso aconteceu em Miami de forma fluida, intensa e calorosa, não apenas pelo calor permanente que existe no caráter de Hamilton, mas também por todos os presentes naquela sessão de gravação e que tornaram possível a materialização deste projeto”.

Ouça o álbum “Collab”, com Hamilton de Holanda e Gonzalo Rubalcaba:

Topo