Destaque

João Bosco prepara-se para a estreia, no Rio, de sua nova turnê

Foto de Victor Correa

Ícone da MPB, o cantor e compositor João Bosco anuncia a estreia de seu novo show, inspirado em seu álbum mais recente, “Boca Cheia de Frutas”, aclamado pela crítica como um dos trabalhos mais importantes de 2024. O pontapé da nova tour, com o título de “João Bosco Quinteto”, está marcado para 23 de maio, no palco do Vivo Rio, na capital fluminense. Na sequência, ele levará o show para Porto Alegre (Teatro Bourbon, dia 30/5), São Paulo (Teatro Bradesco, 7 de junho), Salvador (Pupileira, 15 de agosto) e Belo Horizonte (Palácio das Artes).

No show, o artista mineiro vai revisitar clássicos de sua trajetória e costura a elas algumas faixas do novo disco. Mas o espetáculo vai além de um simples passeio cronológico. Pensado em três blocos narrativos, o roteiro constrói uma história. Começa em solo simbólico, com “O Canto da Terra por um Fio” e outras canções de fundamento, que reafirmam a ligação visceral do artista com o Brasil profundo. Em seguida, mergulha nas homenagens literárias, abrindo com um poema de Vinicius de Moraes e celebrando as palavras de Aldir Blanc e Antônio Cícero. Por fim, oferece ao público uma sequência arrebatadora de sucessos — da elegância de “Corsário” ao lirismo pungente de “O Bêbado e a Equilibrista”.

João Bosco comenta as inspirações, conceito e roteiro do novo espetáculo. “Um novo show é sempre um reencontro com algumas canções, incluindo as mais recentes, que de alguma maneira se destacaram em minha trajetória junto dos meus parceiros, novos e antigos, ao longo desses mais de cinquenta anos de caminhada. Em meio a essa atmosfera entre canções não tão recentes e canções do álbum recente ‘Boca Cheia de Frutas’, eu procuro também reexistir, junto de um quinteto de músicos de imensa capacidade criativa, que possibilitam que essa intenção seja perfeitamente possível”, afirma o artista, citando que um dos destaques do show é a faixa “E Aí?”, canção inédita composta a partir de uma letra deixada por Aldir Blanc, seu parceiro em vários sucessos.

No palco, ao lado de João, estarão na tour os músicos Ricardo Silveira (guitarra), Guto Wirtti (baixo), Kiko Freitas (bateria) e Cristóvão Bastos (teclados e arranjos). A direção musical e concepção do show são assinadas por João e Francisco Bosco, seu filho, parceiro nas composições dos últimos álbuns e na visão artística que sustenta o espetáculo.

Ouça “Boca Cheia de Frutas”, último álbum de João Bosco:



Topo