José Eboli deixou a presidência da Universal Music – onde trabalhou por 13 anos – em maio último e desde então atua como consultor de A&R da empresa para o Brasil e demais países da América Latina. “Deixei o trabalho diário, que envolve comandar muitas pessoas e muitos projetos, mas continuo envolvido com o mercado e sobretudo com minha antiga casa”, diz ele que, ao deixar a Universal, montou uma empresa própria, em sociedade com o filho Rafael, para, entre outros, firmar o vínculo de consultoria. Através da Eboli Entertainment Company, pai e filho vem se ocupando nos últimos meses basicamente com os projetos envolvendo a produtora Audiomix, que tem vários de seus contratados vinculados à Universal Music. “Foi o novo presidente Paulo Lima quem pediu para eu fazer a interface entre os produtos da Audiomix e a Universal, inclusive participando da concepção desses produtos”, afirma Eboli. “Eu comecei a trabalhar com o Marcos Araújo e a Audiomix em 2006, quando contratei Jorge & Mateus, em início de carreira, para lançar um disco pela Universal. Ou seja, nossa relação é bem antiga. Mais tarde, a dupla optou por se transferir para a Som Livre, mas meu vínculo com a Audiomix permaneceu e por isso estou bem à vontade na nova função, trabalhando com o cast do escritório que tem contratos com a Universal”.
Os produtos aos quais Eboli se refere são Matheus & Kauan, Israel Novaes, Rafaella Miranda e Simone & Simaria. No caso de Mateus & Kauan, Eboli trabalha na pré-produção do novo DVD da dupla, “Na Praia 2”, previsto para ser gravado no Rio de Janeiro no próximo sábado, 24. O primeiro volume foi gravado no ano passado, no Lago Paranoá, em Brasília (DF). Detalhe: a gravação contou com uma praia artificial criada especialmente para a ocasião. Na época, eles ainda trabalhavam na promoção do DVD “Ao Vivo Em Brasília”, mas uma ideia repentina fez com que apostassem em algo novo. O resultado foi o melhor possível e tanto o disco quanto o DVD estouraram – graças a faixas como “Que Sorte a Nossa”, “O Nosso Santo Bateu”, “A Rosa e o Beija-Flor”, entre outros –, colocando a dupla em evidência. “A dupla Mateus & Kauan está em ótimo momento e é um produto importante dentro da Audiomix e da Universal. Faz shows e tem ótimas vendagens. Em serviços de streaming, está no Top 5. Ela também é muito forte no YouTube e plataformas de downloads”, lembra Eboli, que acredita que o novo trabalho de M&K sairá entre o final de deste ano e início de 2017.
O executivo coordena também o projeto do novo disco de Israel Novaes, previsto para sair no início do ano que vem e, juntamente com a Audiomix e a Universal, planeja gravar um DVD em breve com a cantora Rafaela Miranda, revelação feminina do sertanejo. “Ela canta muito e tem uma força incrível no palco. É preciso mostrar isso ao público e ao mercado. A ideia é fazer um registro intimista, talvez em Goiânia, base da artista e sua equipe”, revela.
PONTE COM O EXTERIOR
Se Eboli coordena os projetos nacionais da Audiomix vinculados à Universal, seu filho Rafael, que já foi excecutivo de majors no exterior, auxilia a empresa goiana em suas atividades e negociações internacionais. O principal produto da empresa para tal é o DJ Alok, parceria com a Plus Talent. O DJ, atual 44º do mundo de acordo com a revista inglesa DJ Mag, se popularizou no país por marcar presença com frequência nos festivais Villa Mix, porém há anos desenvolve importante carreira internacional. “O Marquinho Araújo foi DJ e dono de equipamentos de sonorização quando ingressou no mercado. Ele vem valorizando muito essa área na empresa”, diz Eboli, lembrando que Alok fechou contrato recentemente com o selo holandês Spinnin’ Records, um dos maiores do mundo no segmento de e-music. Além dos projetos artísticos, Rafael tem sido designado por Marcos Araújo para negociar parcerias entre a Audiomix e gigantes grupos de entretenimento do exterior, como os americanos AEG Live e William Morris.