Destaque

Jota.Pê é o destaque brasileiro na edição 2024 do Latin GRAMMY

Em evento realizado na tarde de quinta-feira, 14, no Miami Convention Center, na cidade de Miami (EUA), foram anunciados os vencedores em 48 das 58 categorias do Latin GRAMMY, que neste ano completa 25 edições. Entre as categorias anunciadas, estão as nove que contemplam faixas ou álbuns cantados em língua portuguesa.

E o destaque da premiação acabou sendo o cantor e compositor paulista Jota.Pê, que saiu vencedor nas três categorias em que era finalista — Canção do Ano em Língua Portuguesa (“Ouro Marrom”), Álbum de MPB/Música Afro-Portuguesa (“Se Meu Peito Fosse o Mundo”) e Engenharia de Produção, pelo mesmo álbum, cujos realizadores foram Thiago Baggio, Will Bone, Leonardo Emocija, Rodrigo Lemos e Felipe Vassão, com engenharia de João Milliet e mixagem de Felipe Tichauer. A propósito, nunca antes na história do Latin GRAMMY tantos nomes brasileiros haviam sido indicados ao prêmio em categorias técnicas. E neste ano, em Engenharia de Produção, todos os álbuns finalistas foram feitos por brasileiros.

As demais categorias em língua portuguesa tiveram os seguintes vencedores: Mestrinho e Mariana Aydar em Álbum de Músicas de Raízes (título homônimo), Ana Castela em Música Sertaneja (“Boiadeira Internacional”), Erasmo Carlos em Rock/Música Alternativa (“Erasmo Esteves”), Thalles Roberto em Álbum de Música Cristã (“Deixa Vir Vol.2 Ao Vivo”), Gabriel O Pensador (feat. Lulu Santos e Xamã) em Performance de Música Urbana (“Cachimbo da Paz 2”), Os Garotin de São Gonçalo em Álbum de Música Pop (“Os Garotin”) e Xande de Pilares em Melhor Álbum de Samba/Pagode (“Xande Canta Caetano”). O sambista também estava indicado em Álbum do Ano, categoria que teve como vencedor “Radio Güira”, do dominicano Juan Luis Guerra.

Concorrendo nas categorias gerais, dois músicos brasileiros também levaram o cobiçado prêmio. Hamilton de Holanda e Trío C4 (da Venezuela) venceram na categoria Instrumental (álbum “Tembla”), enquanto Hermeto Paschoal e Grupo foi o vencedor na categoria Jazz Latino, com o álbum “Pra Você, Ilza”.

Durante a premiére, além dos vitoriosos, outros artistas brasileiros subiram ao palco do Miami Convention Center para se apresentar ou para anunciar categorias e vencedores. Luísa Sonza, Glória Groove e Lauana Prado anunciaram vencedores em várias disputas, enquanto o DJ Alok (com um grupo de indígenas), a cantora Simone Mendes (cantando “Erro Gostoso”) e o astro pop Jão (“Alinhamento Milenar”) tiveram suas performances bastante aplaudidas.

Topo