Com seu pop diferente, com pitadas da música gaúcha, a dupla Kleiton e Kledir marcou época nos anos 1980. Foram vários sucessos nas paradas, apresentações nos principais programas de TV e tours nacionais. Passada aquela década, a dupla manteve-se em atividade, gravando e fazendo shows, mas em proporções inferiores aos anos 80, auge de sua popularidade.
No ano passado, quando a dupla completou 40 anos, os irmãos haviam programado uma série de ações, porém a chegada da pandemia da Covid-19 interrompeu os planos. A celebração começaria em março de 2020 com apresentações ao lado da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre em algumas capitais (Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro), seguida de uma série de shows em cidades dos Estados Unidos. A data marcante previa ainda o lançamento de biografia, exposição retrospectiva multimídia, cinebiografia dirigida por Edu Felistoque e um programa especial para a TV.
Enquanto os demais projetos aguardam confirmação, o espetáculo “Kleiton & Kledir 40 anos” estreia oficialmente no próximo dia 3 de junho, com transmissão simultânea no canal da dupla no YouTube, no canal 500 da CLARO TV e no canal do Teatro Claro Rio. O show é uma retrospectiva de grandes momentos de Kleiton & Kledir, repleto de histórias e canções, e marca ainda o reencontro dos irmãos no palco, desde o início da pandemia (o último show presencial havia sido em janeiro de 2020). “Será basicamente uma retrospectiva do melhor que já fizemos em palco, mas além dos sucessos, vamos lembrar também músicas que consideramos importantes na nossa carreira, mesmo que não tenham sido tão divulgadas. E vamos cantar pela primeira vez “Paz e Amor”, single que lançamos em plena pandemia com o MPB4, que fala de esperança em meio a essa loucura que estamos vivendo”.
Durante o período que passaram longe dos palcos, as lives entraram na agenda. “No início foi um pouco estranho cantar olhando para um aparelho de celular, mas a gente acaba se acostumando. Acredito que teremos futuramente um formato híbrido, somando o show presencial com a transmissão online”, conta Kledir. Kleiton concorda e vai além: “Os artistas tiveram que se adaptar ao isolamento e tentar fazer o que era possível, com prazer. Nada substitui os encontros presenciais, mas acredito que muitas coisas que deram certo serão aproveitadas. O fato de poder atingir um público enorme através da internet, que naturalmente supera qualquer teatro, é atraente. Pode tornar-se uma nova forma de se comunicar, ampliando plateias”, conclui.
O show “Kleiton & Kledir 40 anos” será realizado sem a presença de público, no Teatro Claro Rio (Rio de Janeiro). Toda a equipe de profissionais por trás dessa realização, além da dupla e dos músicos Adal Fonseca, André Gomes e Dudu Trentin seguirão à risca os protocolos de segurança necessários. No repertório, composições da dupla como “Deu Pra Ti”, “Maria Fumaça”, “Vira Virou”, “Paixão” e “Nem Pensar” .
Os planos dos irmãos para o futuro incluem a capital gaúcha. “Em julho estaremos em Porto Alegre apresentando finalmente o nosso show com a OSPA – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. A biografia está em fase de revisão e deve ser lançada ainda este ano”, finaliza Kledir.